Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 17 jun 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Sai um certificado digital para a mesa do canto

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Os portugueses passam, a partir de hoje, a poder pedir certificados digitais de vacinação contra a covid-19, certificados de teste PCR negativo e de recuperação da doença através do portal do SNS24.

De acordo com informação do Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, para obter o certificado digital, os cidadãos devem aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretendem.

No SAPO24 preparámos um guia com 10 questões essenciais sobre estes certificados, desde "Tenho de pagar algo pelo certificado?" a "Que informação contém?".

Pedrógão Grande. Secretária de Estado diz que seria "impossível" concluir reforma florestal em quatro anos

A secretária de Estado da Administração Interna considerou hoje que seria "impossível" concluir em quatro anos toda a reforma da defesa da floresta contra incêndios e alertou que "o risco zero nunca vai existir" no país.

“É cedo para achar que as mudanças deviam estar todas concluídas, não estão. Estamos a falar de uma maratona e não de um sprint. A próxima década vai ser de grandes desafios para que se consiga levar este navio a bom porto”, disse Patrícia Gaspar em entrevista à agência Lusa, quando se assinalam quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, que provocou a morte a 66 pessoas.

A governante sublinhou que, desde 2017, o dispositivo de combate a incêndios florestais melhorou e “está mais estabilizado”, há mais formação para os agentes de proteção civil, existe uma diretiva integrada de prevenção e combate e, pela primeira vez, há uma diretiva para a vigilância e deteção, além das entidades trabalharem cada vez mais em conjunto e em convergência e existir uma rede automática de aviso à população.

Quase 50% dos portugueses vão fazer férias em Portugal

Quase 50% dos portugueses escolheram Portugal para passar as férias deste ano, seguindo-se Espanha nas preferências dos turistas nacionais, de acordo com os resultados do 20.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance.

Em comunicado, o grupo, que realizou este trabalho em parceria com a Ipsos concluiu que “cerca de 62% dos portugueses têm planos para viajar durante os meses de verão e 46% escolhe Portugal como destino de eleição para fazer férias”.

Segundo o mesmo estudo, “no estrangeiro, Espanha (18%) é o destino eleito pelos cidadãos portugueses neste verão, seguindo-se França (9%) e Itália (5%)”, sendo que “apenas 26% dos portugueses já reservou as suas férias ou parte delas, uma tendência que está em linha com a maioria dos países em análise”.

Paralelamente, o estudo descobriu que “Portugal é o destino de preferência dos espanhóis”.

 
 

Hoje no Euro: Já podemos falar em "garrafagate"?

 
 

Tudo começou com o momento em que Cristiano Ronaldo, na conferência de imprensa de antevisão ao Portugal - Hungria, retirou as duas garrafas de Coca-Cola que estavam em cima da mesa para fora do plano das câmeras, colocando uma garrafa de água no seu lugar.

"Água!", disse Cristiano, repetindo depois o nome daquela que é provavelmente a marca de refrigerantes mais famosa do mundo num tom irónico.

Esta quarta-feira aconteceu uma situação semelhante, mas com outro protagonista. Manuel Locatelli, a grande figura da seleção italiana na vitória sobre a congénere suíça, eleito homem do jogo depois de ter marcado dois dos três golos da partida, dirigiu-se à conferência de imprensa e ainda antes de se sentar arredou as garrafas de Coca-Cola, um dos patrocinadores deste Campeonato da Europa, substituindo-as por uma garrafa de água que o próprio levou consigo e afirmando entre risos: "L'acqua" (água em italiano).

Já na terça-feira tinha ocorrido uma situação idêntica. Depois de ser eleito o melhor jogador em campo no França - Alemanha, Paul Pogba dirigiu-se para a conferência de imprensa onde se sentou e tirou a garrada de Heineken de cima da mesa. Neste caso vários meios internacionais estão a associar o gesto ao facto do jogador do Manchester United ser muçulmano e, por isso, não beber álcool.

Vai ser interessante perceber se os episódios - podemos chamar saga "garrafagate"? - se vão repetir nos próximos dias e que peso poderão ter estas atitudes dos jogadores face a estas grandes marcas que, não sendo propriamente amigas de um estilo de vida saudável, são as grandes financiadoras destes eventos.

Quem vai à bola hoje:

Ucrânia - Macedónia do Norte (14h00 | Sport TV)

Dinamarca - Bélgica (17h00 | Sport TV)

Países Baixos - Áustria (20h00 | TVI/Sport TV)

 
 

Também a marcar a atualidade