Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 28 abr 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Santos Silva e o vídeo polémico

 
 

Edição por Raquel Almeida

O vídeo de uma conversa após a sessão de comemoração do 25 de Abril entre o presidente da República, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República, foi publicado na quarta-feira pelo canal Parlamento, e seguidamente noticiado pelo Observador.

No vídeo, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, surge a comentar os acontecimentos da manhã de 25 de abril, aquando da sessão solene com Lula da Silva, nomeadamente a revolta dos deputados do Chega, que se levantaram, empunhando cartazes de protesto, e a quem foi pedido "urbanidade, cortesia e educação".

A conversa decorre em ambiente informal, na Assembleia da República, num pequeno grupo de pessoas, entre as quais Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

A certo ponto, ouve-se Santos Silva a dizer: "eles hoje, aliás, fizeram uma belíssima campanha eleitoral para um futuro cargo de vice-presidente", tendo as legendas partilhadas nas redes sociais acrescentado entre parênteses "IL", que não é nomeada de forma explícita.

O gabinete de Augusto Santos Silva já veio a público questionar a notícia publicada pelo Observador, dizendo que o presidente da Assembleia da República "não se estava a referir à IL".

Quanto à frase "aquilo não é falta de educação, é falta de integridade política", que gerou muita polémica, Santos Silva rebateu dizendo que as palavras que usou foram "maturidade política" e não "integridade política".

O presidente da IL, Rui Rocha, considerou que Santos Silva demonstrou um "comportamento indigno da função de presidente da Assembleia da República" e voltou a exigir um "pedido de desculpas público aos portugueses" e não à IL, pois o seu partido "não se deixa ofender" pelas palavras do vídeo.

Quanto ao vídeo em causa, foi publicado e apagado no site do Canal Parlamento, mas continua a ser partilhado nas redes sociais, nomeadamente da Iniciativa Liberal. Santos Silva considerou que constitui uma "flagrante violação de direitos e liberdades" e já determinou a abertura de um processo para averiguar as condições da captação e publicação do vídeo.

*Pesquisa e texto pela jornalista estagiária Raquel Almeida. Edição pela jornalista Alexandra Antunes.

 
 
José Couto Nogueira
 
 

Quinta-feira, a União Europeia finalmente aprovou uma “Taxa de Importação de Carbono” que vai revolucionar o mercado do continente e, por inerência, de todos os continentes. Continuar a ler