Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 10 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Tem filhos com idades entre os 12 e os 15 anos? Esta newsletter é para si

 
 

Edição por Rita Sousa Vieira

Se tem filhos com idades entre os 12 e os 15 anos, deve ler isto:

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco.

O que precisa de saber:

  • A decisão surge depois de analisados “novos dados disponibilizados nos últimos dias”, em concreto os impactos registados nos “mais de 15 milhões adolescentes vacinados nos Estados Unidos e na União Europeia” que revelaram ser “extremamente raros” os casos de miocardites e pericardites em jovens desta faixa etária.
  • Não há data para o início da vacinação desta faixa etária, estando dependente do plano de vacinação da task force que coordena este processo.
  • Poderá acontecer antes do início do calendário escolar, que arranca de 14 e 17 de setembro? Graça Freitas disse esperar que tal aconteça, mas caso arranque uns dias depois do início das aulas tal “não terá um impacto negativo importante” para a saúde. Já o primeiro-ministro está mais confiante. "Tudo está a postos para garantir a administração de duas doses de vacinas até ao início do ano letivo”, escreveu no Twitter António Costa.
  • Os jovens deste grupo etário - entre os 12 e os 15 anos - terão de ser acompanhado pelos pais ou representante legal para serem vacinados.
  • Tendo em conta os estudos feitos até ao momento, os jovens portugueses deverão ser vacinados com duas doses, sendo que serão utilizadas apenas as duas vacinas licenciadas para este grupo etário: Pfizer e Moderna.

Se tem mais de 18 anos, esta informação é para si:

A modalidade "Casa Aberta" foi alargada aos maiores de 18, depois de na segunda-feira ter passado a incluir as pessoas com idade a partir dos 25 anos.

Nesta modalidade são vacinados os utentes elegíveis que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.

Se pretende ser vacinado desta forma, saiba que está agora também disponível um novo sistema de senhas digitais na maioria dos centros de vacinação existentes em Portugal.

Este sistema permitirá aos utentes evitar a espera numa fila para ser vacinado.

Como tirar a senha? Para usufruir deste sistema é necessário que o utente aceda ao portal (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/) e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado. Atenção, é obrigatório o agendamento seja feito num Centro de Vacinação localizado no seu concelho de residência.

Ao pedir a senha digital, deve antecipadamente verificar no portal da afluência (https://covid19.min-saude.pt/cvc/) se o centro de vacinação pretendido tem o "semáforo verde".

"Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista", explica a 'task force', lembrando que as segundas doses serão sempre no local da primeira dose.

Os horários de funcionamento da "casa aberta" podem ser consultados aqui.

 
 
 
 

 
 

Lukashenko é o último dinossauro político que resta na Europa com modos que são os da velha ditadura soviética. Ele sobrevive no poder e pratica uma repressão cada vez mais dura e indigna porque tem o apoio de Putin. Continuar a ler

 
 
 
“Quem está a chegar?” É o Messi... Não, é o Pichardo
 
 

Desporto

 

Aeroporto de Lisboa esperou mais de uma hora pelo novo herói português. Pedro Pablo Pichardo foi recebido como se de uma estrela planetária de futebol se tratasse. Teve direito a cachecóis do Benfica, ramo de flores entregue pela mãe, uma bandeira da Vila de Palmela, onde reside, abraços de Setúbal, terra onde treina, uma lembrança do COP, uma bandeira de Portugal e “A Portuguesa”, o hino que canta com sotaque. Mostrou a medalha de ouro e prometeu não ficar por aqui.