Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 12 fev 2025

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Toca o telefone a toda a hora, mas quando está Putin do outro lado Trump promete ir a Moscovo

 
 

Editado por Beatriz Cavaca

Já dizia Maria José Valério que os telefones tocavam a toda a hora, no clássico de 1961 'Menina dos telefones', mas hoje tocaram no Kremlin e em Kiev, e era Trump do outro lado da linha.

Donald Trump e Vladimir Putin desligaram o telefone após uma conversa que durou cerca de hora e meia. "Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, inclusive em visitar os países um do outro", disse Trump nas redes sociais.

A dupla concordou que "as nossas respetivas equipas iniciassem negociações imediatamente" sobre a Ucrânia.

Como líderes das potenciais negociações irão ficar o secretário de Estado Marco Rubio, o diretor da CIA John Ratcliffe, o conselheiro de segurança nacional Michael Waltz e o embaixador Steve Witkoff, disse Donald Trump.

Trump descreve a conversa telefónica como "altamente produtiva" e que os líderes "concordaram que queremos impedir que milhões de mortes ocorram na Guerra com a Rússia/Ucrânia".

"Quero agradecer ao presidente Putin pelo seu tempo e esforço em relação a esta ligação e pela libertação, ontem, de Marc Fogel, um homem maravilhoso que eu cumprimentei pessoalmente ontem à noite na Casa Branca", disse Trump.

A reação do líder ucraniano foi feita na rede social X, depois de uma conversa com Donald Trump também por telefone, esta tarde.

"O presidente Trump partilhou os detalhes da sua conversa com Putin. Ninguém quer a paz mais do que a Ucrânia. Juntos com os EUA, estamos a mapear os nossos próximos passos para deter a agressão russa e garantir uma paz duradoura e confiável. Como disse o presidente Trump, vamos lá então concretizar a paz", sublinhou também.

 
 
Patrícia Reis
 
 

Esta minha opção deveria ser a de muitos escritores e artistas que conheço e a quem já ouvi queixas e críticas. Juntos podemos obrigar a dignificar o que fazemos. Continuar a ler