Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 07 abr 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Vacina da AstraZeneca origina coágulos sanguíneos? EMA pronuncia-se esta tarde

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Continua a reunião sobre a vacina da AstraZeneca

  • A Agência Europeia do Medicamento (EMA) continua hoje reunida para analisar eventuais ligações entre a vacina contra a covid-19 da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e casos de coágulos sanguíneos surgidos em pessoas vacinadas. As decisões serão conhecidas ao início desta tarde.
  • As novas dúvidas sobre potenciais efeitos secundários da vacina da AstraZeneca surgiram na sequência de declarações do responsável pela estratégia de vacinação da EMA, Marco Cavaleri, que considerou ser “evidente” a existência de “uma ligação” entre a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca e a ocorrência de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.
  • Até agora, a EMA defendeu sempre que "não foi provada nenhuma relação causal (dos coágulos sanguíneos) com a vacina", embora não tenha excluído a possibilidade, reiterando que os benefícios da vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 superam sempre os riscos.

Liga dos Campeões: FC Porto vs Chelsea

  • O FC Porto defronta o Chelsea, em Sevilha, ‘casa’ emprestada, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol.
  • Devido à pandemia de covid-19 e das restrições britânicas às viagens, o estádio Ramón Sánchez Pizjuán será o palco dos dois encontros da eliminatória, o primeiro com campeões nacionais a terem o estatuto de visitado e no qual não poderão contar com Sérgio Oliveira e Taremi, ambos castigados.
  • O FC Porto-Chelsea está agendado para as 21:00 (20:00 horas em Lisboa) e vai ser dirigido pelo árbitro esloveno Slavko Vincic.

A questão das freguesias

  • A ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão, é ouvida no parlamento sobre as propostas para uma lei-quadro de criação, modificação e extinção de freguesias, que deverá permitir que autarquias agregadas contra a vontade das populações possam voltar atrás.
  • Em discussão, na especialidade, na comissão parlamentar de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local estão a proposta do Governo e diplomas do BE e do PEV para a reposição de freguesias extintas em 2013, desde que essa seja a pretensão das respetivas populações.
  • Na terça-feira, também durante uma audição parlamentar, a Associação Nacional de Municípios Portugueses considerou “urgentíssimo” a criação de uma lei para as freguesias com um regime “específico e simplificado” para corrigir problemas da reforma de 2013, mas admitiu que será difícil fazê-lo até às autárquicas.
  • A reforma administrativa de 2013, feita pelo Governo PSD/CDS-PP e negociada com a ‘troika’, eliminou mais de mil freguesias, que são atualmente 3.092.
 
 
Patrícia Reis
 
 

Uma das minhas teimosias preferidas é acreditar nas pessoas. É verdade que já levei com uns tantos baldes de água fria, de água a escaldar, conspurcada, enfim, podem imaginar. Mas a teimosia mantenho-a. Continuar a ler

 
 
 
Manuel Cardoso
 
 

O programa de assistência financeira faz 10 anos, já a geração cujas expectativas foi derrubando ainda vai na primeira infância. Continuar a ler

 
 
 
Revista de Imprensa: Despesas de teletrabalho, corrupção e a preocupação de Costa com as escolas
 
 

Atualidade

 

Os principais destaques nos jornais desta quarta-feira, dia 7 de abril.