Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 17 jul 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Vai viajar? Confirme o seu voo e leve pouca bagagem devido à greve nos aeroportos

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Groundforce em greve 

  • Os trabalhadores da Groundforce cumprem este fim de semana uma greve que a ANA – Aeroportos de Portugal já admitiu que poderá provocar constrangimentos nos aeroportos nacionais.
  • “A ANA - Aeroportos de Portugal informa que, devido à greve (de dois dias) no serviço de 'handling' [assistência em terra] da Groundforce, com início às 00:00 de 17 de julho, são expectáveis constrangimentos, cancelamentos e atrasos nos voos assistidos pela Groundforce, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo”, adiantou a gestora das infraestruturas, em comunicado.
  • A greve levou ao cancelamento, até ao momento, de 93 voos, entre 40 partidas e 53 chegadas no aeroporto de Lisboa, disse à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.
  • A ANA recomendou aos passageiros “que contactem antecipadamente a companhia aérea para obterem mais informações sobre o seu voo”, recordando que “a greve terá início às 00:00 de 17 de julho e terminará às 24:00 de 18 de julho”. Por sua vez, a Groundforce recomenda que os passageiros levem pouca bagagem.
  • No início do mês, o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA) convocou uma greve na Groundforce para os dias 17, 18 e 31 de julho, 1 e 2 de agosto.

Ainda no mundo dos aviões

  • Os pilotos da TAP reúnem-se hoje em assembleia de empresa, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), para debater o despedimento coletivo anunciado de 35 profissionais e decidir se aceitam realizar voos em férias e folgas.
  • Numa convocatória enviada esta semana aos associados, a que a Lusa teve acesso, o sindicato explica que “a pedido expresso e urgente da direção do SPAC e tendo em conta a especial gravidade do momento laboral" que se atravessa, o presidente da mesa da assembleia-geral convocou a assembleia de empresa dos pilotos da TAP Air Portugal, “a reunir-se em sessão extraordinária”, pelas 10:00 de hoje, exclusivamente através de meios telemáticos.
  • A ordem de trabalhos da reunião conta com um primeiro ponto para “troca de informações sobre o processo de despedimento coletivo de 35 pilotos” e um segundo que se debruçará sobre uma deliberação para “aceitação/não aceitação de voos em folga/férias”, segundo a missiva.
  • O processo de despedimento coletivo de 124 colaboradores iniciado em 7 de julho pela TAP abrange 35 pilotos, 28 tripulantes de cabina, 38 trabalhadores da manutenção e engenharia e 23 funcionários da sede, segundo uma mensagem enviada pela administração aos trabalhadores.
 
 
José Couto Nogueira
 
 

Desde 1959 que Cuba era o sonho comunista e anti-imperialista tornado real. De colónia da máfia norte-americana, passou a ser um país independente, orgulhoso dos seus sucessos em várias áreas e até uma peça de peso no cenário internacional. Domingo, dia 11, esta imagem romântica foi confrontada com a amarga realidade. Continuar a ler