Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 19 jul 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Portugal (outra vez) nos 40 graus

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Ondas e calores são, por norma, termos associados a um bom cenário de verão. Era aquilo que muitos sonhavam no primeiro verão 'normal', após dois anos de chapéus e toalhas afastadas uns dos outros e de bronzes em torno das máscaras.

É curioso como dois termos em separados podem ser o sinónimo de felicidade para tantos, mas juntos na expressão "onda de calor" são o contexto do inferno dos incêndios a que Portugal voltou este ano - e que tem tradução maior, na altura em que este texto é escrito, no fogo que começou por deflagrar em Murça, mas que já se estendeu a outros dois concelhos, combatido por mais de 600 operacionais e oito meios aéreos, onde, inclusive, na segunda-feira, faleceu um casal de idosos cujo carro foi consumido pelas chamas na sequência de um despiste.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão subir a partir de quarta-feira, com as máximas a chegar aos 41 graus em algumas zonas do país no fim de semana.

Nove distritos de Portugal continental vão estar amanhã sob aviso amarelo face ao aumento das temperaturas, sendo eles: Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Na quinta-feira, o IPMA vai elevar o aviso de amarelo para laranja nos distritos de Bragança e Guarda.

De facto, as previsões apontam para um aumento das temperaturas máximas até ao fim de semana, com os termómetros a chegar aos 41 graus em Beja e Évora e aos 40 graus em Castelo Branco.

Pode ver aqui as previsões para cada distrito até ao final da semana.

Por falar em alertas, o Governo decide hoje se prolonga a situação de alerta devido ao risco de incêndio rural, que termina às 23:59, ou se volta a ativar a contingência, que esteve em vigor até domingo durante sete dias.

Recorde-se que a situação de alerta, nível de resposta mais baixo previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, está em vigor em Portugal continental desde as 00:00 de segunda-feira até às 23:59 de hoje, uma vez que as temperaturas baixaram.