Os apelos à libertação de reféns também se fazem em Portugal

Alexandra Antunes
Alexandra Antunes

Nos últimos dias, muitas têm sido as formas, em vários locais do mundo, de alertar para os reféns do Hamas. Por exemplo, na Suíça viram-se cadeiras vazias em frente à ONU e em Israel foi criada uma instalação com carrinhos de bebé.

Esta segunda-feira, também Portugal se juntou a este movimento: imagens de alguns dos reféns israelitas raptados pelo movimento extremista islâmico Hamas começam a ser exibidas no Porto, na Avenida dos Aliados, e em Lisboa, no Parque Eduardo VII, como forma de sensibilizar os portugueses para a situação em Gaza.

“Esta é uma iniciativa local de israelitas e judeus em Portugal, principalmente em Lisboa, porque somos cidadãos preocupados”, afirmou um dos promotores, Eyal Goldman, residente no Porto.

“Somos pessoas independentes, não relacionadas com o governo israelita, nem com a comunidade judaica. Estamos a fazer isto espontaneamente, a partir da nossa crença e da nossa preocupação” com a situação humanitária dos reféns, explicou à Lusa.

Com isto, a ideia é “apelar à humanidade e ao povo de Portugal para que apoiem este apelo internacional a partir Portugal".

"Muitos viram os seus pais e a sua família serem assassinados diante dos seus olhos e foram raptados pela organização terrorista Hamas para Gaza sem qualquer ajuda ou família”, afirmou.

Esta tarde, as Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram o resgate de uma mulher militar israelita feita refém pelo Hamas. Ori Megidish foi libertada durante as operações terrestres das FDI durante a noite. “Foi examinada clinicamente, está bem e encontrou-se com a sua família", foi referido.

Mas muitas outras pessoas ainda não regressaram. De acordo com a última avaliação das autoridades israelitas, mais de 230 reféns raptados por comandos do Hamas durante o ataque em solo israelita em 7 de outubro estão detidos na Faixa de Gaza.

*Com Lusa

Jornais do dia

  • Correio da Manhã

    Correio da Manhã

    30 Outubro 2023
  • A Bola

    A Bola

    30 Outubro 2023
  • Jornal de Notícias

    Jornal de Notícias

    30 Outubro 2023
  • Record

    Record

    30 Outubro 2023
  • Jornal i

    Jornal i

    31 Outubro 2023
  • O Jogo

    O Jogo

    30 Outubro 2023
mookie1 gd1.mookie1