Apenas “criadores humanos” poderão ser premiados com prémios norte-americanos Grammy Awards, de acordo com os novos requisitos de elegibilidade divulgados esta sexta-feira pela Recording Academy, responsável pelos prémios.

Segundo estas novas determinações, divulgadas em comunicado, qualquer trabalho que apresente elementos criados por IA (Inteligência Artigicial) também deve apresentar um “componente de autoria humana” que seja “significativo” para ser considerado para um Grammy.

Recorde-se que a academia afirmou no passado que “abraça os avanços da tecnologia”, porém quer garantir que “a criatividade e a paixão humanas sejam protegidas”.

Outras mudanças de elegibilidade exigem ainda que os artistas representem pelo menos 20% de uma obra para que ela seja considerada, bem como, mudanças no número de pessoas elegíveis para as categorias "Big Four", melhor novo artista, melhor novo álbum, melhor música, e melhor disco.

Recorde-se que Paul McCartney anunciou esta terça-feira, num programa da Radio 4 da BBC que uma música “final” dos Beatles seria lançada ainda este ano, depois de concluída com a ajuda da IA. Na altura o antigo Beatle revelou que tecnologia foi usada para "extrair" a voz de John Lennon de uma faixa demo, enquanto a voz de McCartney foi usada ​​para completar a música.

Já na semana passada investigadores da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciaram a criação de um novo programa de IA em código aberto com o nome MusicGen que permite aos utilizadores criar música a partir de texto.

Recorde-se que a música produzida com recurso a Inteligência Artificial marcou este ano particularmente em especial nas redes sociais. A cópia de artistas conhecidos como Drake, Kendrick Lamar ou The Weeknd levou a Universal Music a enviar, em abril, uma carta aberta a vários serviços de streaming como Spotify, Apple Music, YouTube e TikTok, a pedir que impedissem que programas de IA acedessem às suas plataformas para aprender letras e melodias protegidas por direitos de autor.

A última cerimónia anual dos Grammy Awards, aconteceu no dia 5 de fevereiro de 2023 na arena Crypto.com, em Los Angeles e foi apresentada pelo comediante sul-africano Trevor Noah.  Estas novas regras só deverão entrar em vigor na próxima cerimónia a acontecer no início de 2024.