Em comunicado divulgado pelo projeto da Capital Portuguesa da Cultura, pode ler-se que o espetáculo “terá como protagonista a guitarra portuguesa, num diálogo com os mais variados instrumentos tradicionais portugueses, como o cavaquinho, a braguesa, a gaita de fole e outros instrumentos”.

Marta Pereira da Costa irá abordar o património musical e instrumental português, com a apresentação de um tema escrito para Aveiro 2024 com os Retimbrar e um dueto de guitarra portuguesa com Mariana Martins.

A interpretação de vários temas de Daniel Pereira Cristo, alguns deles inéditos, fará parte dos momentos do espetáculo, com um elenco de 15 artistas.

O concerto encomendado à guitarrista responde ao tema do 1.º trimestre de Aveiro 2024, “Cultura e Identidade”.

Aveiro é a primeira cidade com o título de Capital Portuguesa da Cultura, retomado por iniciativa do Ministério da Cultura, cerca de 20 anos depois de Coimbra e Faro terem sido capitais nacionais da Cultura, em 2003 e 2005, respetivamente.

As três primeiras edições da nova iniciativa cabem às finalistas vencidas da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 (Aveiro, Braga e Ponta Delgada), até que Évora assuma o seu título, daqui por três anos.

Músicos como Jorge Palma, Mary Ocher, Rodrigo Amado e Ricardo Toscano, coreógrafos como Rui Horta, Monica Calle, Tânia Carvalho e Marlene Monteiro Freitas hão de passar por Aveiro, ao longo do ano, assim como espetáculos do Teatro Nacional São João, do Porto, do Nacional D. Maria II, de Lisboa, e da Companhia Nacional de Bailado, entre estruturas estrangeiras, portuguesas e de países de língua oficial portuguesa, como a guineense Circus Baobab, que vai fazer a estreia nacional de “Yé!”, em março.

Uma escultura de Rui Chafes, a inaugurar a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, permanecerá no centro da cidade, na rotunda das Pontes, para lá da Capital da Cultura.

Da programação do primeiro trimestre, destacam-se, em fevereiro, os espetáculos “Pieris Napi”, dos Papillons d’Éternité (Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher), com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, a estreia de “Glimmer”, de Rui Horta e Micro Audio Waves, assim como os concertos de Jorge Palma e dos Capitão Fausto.