Edição Abílio dos Reis
Portugal vive uma "trajetória descendente da epidemia"
- Os peritos estão hoje reunidos com o Governo (na verdade só com Marta Temido, visto ser a única a participar de forma presencial, enquanto António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa acompanham via videoconferência) nas chamadas "reuniões do Infarmed", onde traçam o retrato da evolução da pandemia no país. Poderá recordar o que foi dito aqui.
- Segundo as primeiras impressões colocadas pelos especialistas, as projeções apontam para que o pico de infeções tenha ocorrido a 29 de janeiro, o pico de óbitos na 1.ª semana de fevereiro e dentro de duas semanas o país pode baixar para os 3.000 casos diários.
- Ou seja, de acordo com os peritos, Portugal vive uma "trajetória descendente da epidemia" (embora um dos especialistas alerte que o país continua com um número de casos "extremamente elevado") e o confinamento em vigor parece ser suficiente para travar a propagação da covid-19, incluíndo as novas variantes.
- No entanto, Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que analisa a evolução da incidência e transmissibilidade do vírus, frisou esta manhã que é necessário manter as atuais medidas de confinamento "por um período de dois meses". Desta forma, será possível "trazer o número de camas ocupadas em cuidados intensivos abaixo das 200". Moral dos dados: desconfinar, para já e num futuro próximo, na opinião dos especialistas, não é opção.
Lista de suplentes passa a ser obrigatória para o caso de sobrarem vacinas
- A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje a norma de vacinação contra a covid-19 no caso de sobrarem doses, sendo que a preocupação daquela autoridade de saúde passa por garantir que a ordem de prioridades seja sempre respeitada.
- E como pretende que se faça isso? "Através da definição de uma lista, de elaboração obrigatória, de pessoas a convocar". Saiba mais aqui.
Sporting tenta aumentar o fosso para o FC Porto
- O Sporting procura aumentar hoje para oito a vantagem sobre o campeão FC Porto, segundo classificado, na visita ao Gil Vicente, no último jogo da 18.ª jornada do campeonato.
- O embate entre os leões, invictos e vencedores dos últimos três jogos, e o Gil Vicente, que ganhou por 2-1 no Bessa na última ronda, após quatro derrotas, está marcado para as 21:00.