Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 22 dez 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Nova estirpe do vírus deixa Europa em "alvoroço" mesmo antes do Natal

 
 

Edição por Marta Pedreira Mixão

Passageiros retidos várias horas no aeroporto de Faro para fazer teste

  • O Governo português decretou restrições à entrada em Portugal, em vigor desde ontem, de passageiros de voos provenientes do Reino Unido, que passa a ser permitida apenas a cidadãos nacionais ou legalmente residentes em Portugal, na sequência da identificação naquele país de uma variante mais contagiosa do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.
  • À chegada a Portugal os passageiros que cumpram os requisitos de entrada têm de apresentar um teste laboratorial de rastreio negativo ao SARS-Coov-2. Segundo o Governo português, caso não tenham o teste negativo à covid-19 os passageiros serão "encaminhados pelas autoridades competentes" para "a realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito", ficando em isolamento.
  • São já dezenas os países que proibiram a entrada de britânicos, na sequência da descoberta desta nova estirpe de SARS-CoV-2 que se propaga mais rapidamente. Perante este contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já explicou que o aparecimento de novas estirpes faz parte da evolução de uma pandemia e que não estão “fora de controlo”. A variante do SARS-CoV-2 detetada principalmente em Londres e no sudeste da Inglaterra nas últimas semanas, gerou preocupação em todo o mundo.

BioNTech capaz de nova vacina em 6 semanas em caso de mutação do vírus

  • A empresa BioNTech, responsável com a Pfizer pela primeira vacina autorizada contra a covid-19 do mundo, diz que é capaz de fornecer uma outra "em seis semanas" em caso de mutação do vírus, como aconteceu no Reino Unido.
  • "Somos tecnicamente capazes de entregar uma nova vacina em seis semanas", disse o cientista e empresário Ugur Sahin, do laboratório alemão BioNTech. "Em princípio, a beleza da tecnologia de RNA mensageiro é que podemos começar diretamente a projetar uma vacina que imite completamente a nova mutação", acrescentou o responsável, durante uma conferência de imprensa em Mainz (oeste de Alemanha), um dia depois do sinal verde das autoridades europeias para distribuir na União Europeia a vacina que o laboratório alemão desenvolveu com a Pfizer.

  • O responsável da BioNTech considerou ainda que a probabilidade de que vacina que desenvolveram com a Pfizer funcione “é relativamente alta". Mas, se a vacina precisar de ser ajustada para a nova variante, a empresa garante que o poderá fazer em seis semanas, embora os reguladores possam ter de aprovar as alterações antes de as vacinas serem usadas.

Governo francês barra passagem de camiões do Reino Unido e gera caos no transporte de mercadorias

  • O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, continua a negociar com Emmanuel Macron o fim do bloqueio que provocou a paragem de uma das rotas principais de mercadorias na Europa. Cerca de mil camionistas passaram a segunda noite no interior dos veículos parados no condado de Kent, sudeste de Inglaterra e continuam à espera que a França reabra a fronteira do túnel.
  • A ministra britânica do Interior, Priti Patel, informou hoje que está a ser discutido um plano de contingência para testagem de todos os motoristas antes de atravessarem o canal.
  • Na tarde de segunda-feira, numa conferência de imprensa, Boris Johnson, tranquilizou o país, assegurando que os supermercados estão abastecidos, mas apelou aos cidadãos para que não repetissem as corridas às compras, como nas primeiras semanas de pandemia.

OMS Europa vai reunir para decidir estratégia sobre nova estirpe do vírus

  • A OMS Europa acompanha "de perto a situação" e vai "reunir os estados-membros para discutir a estratégia de teste, redução de transmissões e comunicação sobre os riscos", anunciou o diretor Hans Kluge no Twitter, sem mencionar uma data.
  • Kluge disse que "limitar as viagens para evitar o contágio é prudente até ter mais informações", mas sublinhou que "o fornecimento de bens essenciais e os deslocamentos necessários podem ser mantidos".

Governador do Banco de Portugal é ouvido hoje no parlamento

  • O escrutínio parlamentar a Mário Centeno teve início às 09:30 numa reunião da COF que decorre no âmbito do plano de atividades da comissão, bem como no âmbito do requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PAN relativo a pagamento de bónus aos membros do conselho executivo do Novo Banco, e ainda o requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do CDS-PP relativo à auditoria à instituição.
  • No início do ano, os bónus dos gestores do Novo Banco geraram polémica, que culminou na redução da injeção de capital do Fundo de Resolução no Novo Banco em dois milhões de euros, valor que, segundo o jornal Expresso, correspondia precisamente aos bónus dos gestores do banco.
  • Em maio, ainda como ministro das Finanças, Mário Centeno classificou o Novo Banco como "a mais desastrosa resolução bancária alguma vez feita na Europa", tendo dito anteriormente que "aquando da separação do banco bom e do banco mau, em 2014, a seleção dos ativos foi mal feita" e "incompetente".

Provedora de Justiça ouvida na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias

  • A atuação de agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nas instalações do aeroporto de Lisboa tem estado sob escrutínio após a divulgação do caso de agressão e presumível homicídio de um cidadão ucraniano por três inspetores do SEF.
  • Ihor Homeniuk terá sido vítima das violentas agressões de três inspetores do SEF, acusados de homicídio qualificado, com a alegada cumplicidade ou encobrimento de outros 12 inspetores. O julgamento deste caso terá início em 20 de janeiro.
  • Num comunicado divulgado no sábado, o Ministério da Administração Interna avançou que o inquérito, aberto em 30 de novembro pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), vai ser alargado no seguimento de novas denúncias de alegada violência e maus-tratos.

Sporting de Braga tenta recuperar o quarto lugar na receção ao Rio Ave

  • No reencontro do técnico Carlos Carvalhal com a sua antiga equipa, os bracarenses estão obrigados a vencer para continuarem isolados no quarto posto, a um ponto do FC Porto, terceiro posicionado, a três do Benfica, segundo, e a cinco do líder Sporting, numa ronda em que estas três equipas venceram os seus respetivos jogos.
  • A formação comandada por Carlos Carvalhal tenta regressar aos triunfos no campeonato, depois da derrota no terreno do Belenenses SAD (2-1), tal como o conjunto orientado por Mário Silva, que não vence há três encontros.
  • O Rio Ave segue no nono lugar, com 11 pontos, e, caso obtenha a segunda vitória fora, salta para o sétimo lugar.
  • Os bracarenses, quintos classificados com 18 pontos, recebem os vila-condenses, nonos com 11, a partir das 20:15.
 
 

Revista de Imprensa: O fim da refinaria de Matosinhos e Europa assustada fecha portas ao Reino Unido

 
 

Público:

- “Governo abre a ADSE a 100 mil trabalhadores com contrato individual”

- “Caso SEF: PJ deixou telemóveis com suspeitos de homicídio”

- “Galp: Sindicatos em choque com fim da refinaria de Matosinhos”

- “Cultura: Apoios às artes poderão passar a ser trienais em 2021”

- “NBA: Nova época arranca com vários all-stars de regresso e prontos para pôr à prova os Lakers”

Jornal de Notícias:

- “Maioria dos médicos e enfermeiros já aceitou vacinar-se”

- “Medo cancela natal a milhares de emigrantes”

- “Presidenciais 2021: Entrevista a Tiago Mayan Gonçalves: ‘Se a TAP não é viável como empresa, deve abrir falência’”

Jornal i:

- “Marcelo mudou de ideias e já não faz discurso de Ano Novo”

- “Gelatina de porco pode levar muçulmanos e judeus a recusar vacina”

- “Rui Moreira reage a acusação. ‘Na política não vale tudo’”

Correio da Manhã:

- "950 mil idosos chamados por telefone. Vacinação arranca domingo"

- "Governo ainda não sabe quais os lares onde vai começar a vacinar"

- "Nova estirpe do vírus é mais infecciosa para crianças"

Diário de Notícias:

- "Presidenciais 2021: Caso Ihor. Marcelo abre a porta de saída a Eduardo Cabrita"

- "Quarentena: Subsídios por covid mais do que duplicam num mês"

- "Nova plataforma de Alcântara-Terra ficou alta e não serve passageiros com mobilidade reduzida"

Negócios:

- “Nova estirpe da covid assusta investidores”

- “Sondagem: Ana Gomes e Marisa Matias recuam. Marcelo ganha vantagem”

- “Imobiliário: Restrições aos vistos gold vão hoje a Conselho de Ministros”

A Bola:

- "Pepe já treina com máscara"

- "'Estamos a 50%' - Jorge Jesus"

- "NBA: Todos contra os Lakers"

Record:

- "Jogo mental. Treinadores com respeito e mind game no lançamento da Supertaça"

- "Sérgio Conceição: 'Jesus tem o seu impacto no futebol nacional e também internacional'"

- "Sporting avisa Rafael Leão que ordenado será penhorado em breve"

- "Inglaterra: Mais jovem de sempre a marcar pelo wolves na Premier League. "Fábio Silva faz história"

O Jogo:"

- "Um penálti em tempo de jogo deu o empate (1-1) aos canarinhos. Dragões revoltados com arbritragem do Estoril - FC Porto B"

- "Benfica: Weigl avança. Com Gabriel de baixa, alemão ganhar força para o duelo com os dragões. Pizzi, Taarabt ou ambos no onze é a principal dúvida de Jesus"

- "Taça da Liga: Clássicos vão aquecer início de 2021. Sporting-FC Porto e Braga-Benfica são os jogos das meias finais da prova. Há seis duelos entre os quatro candidatos agendados para janeiro"


Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24