Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 27 jun 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Sevilhana? Hoje é para dançar o bailinho da Madeira

 
 

Edição por Rita Sousa Vieira

Portugal defronta hoje os 'diabos vermelhos' no 'inferno' de Sevilha. O selecionador Fernando Santos tem todos os 26 jogadores à disposição, sendo previsível que volte a apostar no ‘onze’ que defrontou a França, na quarta-feira, em Budapeste, na derradeira ronda da fase de grupos.

Factos, números e curiosidades

Esta será a primeira vez que Portugal e Bélgica se encontram numa fase final de uma grande competição, sendo que os ‘diabos vermelhos' têm uma pequena vantagem no histórico de jogos contra os lusos - seis vitórias, sete empates e cinco derrotas -, com o último embate a remontar a junho de 2018, em Bruxelas, um particular que terminou sem golos.

Nas anteriores sete presenças em Europeus, a formação lusa acabou sempre no ‘top 8’: foi campeã em 2016, ‘vice’ em 2004, semi-finalista em 1984, 2000 e 2012 e ‘caiu’ nos quartos de final, então a primeira fase a eliminar, em 1996 e 2008.

Por seu lado, a Bélgica, que está a cumprir a sexta presença, tem como melhor registo o segundo lugar de 1980 (1-2 com a RFA na final), sendo que na última edição, em 2016, foram afastados nos quartos de final pelo País de Gales (1-3).

Os campeões em título chegam aos 'oitavos' como o melhor terceiro classificado dos seis grupos, sobrevivendo na ‘poule' F com uma vitória ante Hungria (3-0), uma derrota com Alemanha (2-4) e um empate (2-2) com França, a equipa das ‘quinas' volta a debater-se com outra das grandes potências do torneio.

Já os belgas chegaram aos ‘oitavos’ na sequência de um desempenho imaculado no Grupo B, no qual arrecadaram três vitórias no mesmo número de jogos, diante de Rússia (3-0), Dinamarca (2-1) e Finlândia (2-0).

Ambas as equipas marcaram sete golos na fase de grupos.
Este é o primeiro encontro de Portugal no Estadio "La Cartuja", embora já tenha jogado duas vezes em Sevilha contra a Espanha (perdendo ambas as partidas). O único jogo da Bélgica em Sevilha foi um empate 1-1 com a Espanha, no Estadio Ramón Sánchez-Pizjuán, na qualificação para o Euro96.

Também é notícia:

  • O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, representará o Governo em Sevilha. A decisão foi tomada na sequência de uma conversa entre as três mais altas figuras do Estado, Presidente da República (PR), presidente da Assembleia da República (PAR) e primeiro-ministro, a fim de definirem as regras da representação portuguesa nos jogos do europeu de futebol.
  • Itália eliminou a Áustria e pode encontrar Portugal ou a Bélgica nos 'quartos'. O selecionador italiano, Roberto Mancini, considera os possíveis adversários “duas equipas extraordinárias”.
  • Donnarumma diz que é "incrível" bater recorde da "lenda" Zoff. O número 1 da ‘squadra azzurra’ manteve a sua baliza inviolável durante 1.168 minutos, até ser batido este sábado aos 114 minutos do embate com a Áustria, superando os 1.143 de Dino Zoff, o guarda-redes campeonato mundial pela seleção transalpina em 1982.
  • Tal pai, tal filho. Enrico Chiesa e Federico Chiesa tornaram-se no primeiro pai e filho a marcarem golos em fases finais de campeonatos da Europa.
  • Quem também já está nos 'quartos' é a Dinamarca, ao golear País de Gales por 4-0 no primeiro encontro dos 'oitavos'.

Quem vai à bola hoje

  • Países Baixos - República Checa, 17h00 (Sport TV)
  • Bélgica - Portugal, 20h00 (TVI, Sport TV)
 
 
Covid-19: Só quatro vacinas são aceites no certificado digital. Portugueses no Brasil receiam não viajar livremente
 
 

Atualidade

 

Os portugueses residentes no estrangeiro que queiram entrar em Portugal apresentando prova de vacinação contra a covid-19, apenas o poderão fazer se tiverem recebido uma das quatro vacinas aprovadas pela Comissão Europeia, se testarem negativo ou comprovarem recuperação.