A violência em Portugal começa nas escolas e online
A notícia da morte de um adolescente por ter denunciado que um grupo estava a colocar droga nas bebidas de outras jovens, numa altura em que o perigo de ser mulher tem chocado o país, é difícil de compreender. A tragédia voltou a questionar:
A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a criminalidade geral desceu 4,6% ao registar 354.878 participações, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
A violação representa 9,9% dos crimes registados. Segundo o documento, no ano passado ocorreram 543 violações, mais 49 do que em 2023, quando se registaram 494.
Além disso a violência doméstica e a ofensa à integridade física voluntária simples são os tipos de crimes com maior número de participações registadas.
A maioria dos episódios de natureza criminal aconteceu dentro dos recintos escolares e destaca ainda os crimes de ofensas à integridade física, com 2.249 ocorrências, furtos, cerca de mil, ofensas sexuais, com 171 ocorrências, e roubos, com 117. Há também a registar 76 ocorrências por posse ou uso de arma.
Os especialistas associam o comportamento violento ao uso não mediado da internet. Online, as crianças têm sido cada vez mais expostas a conteúdos perturbadores e impróprios, de cariz sexual e violento. Passou a haver mais espaço para ter contacto com outros utilizadores adultos, com intenções predatórias, e a ser mais difícil supervisioná-lo.
Em entrevista ao SAPO24, João Gaspar, profissional de governança e operações de segurança cibernética, lembra que "se há alguns anos era preciso coragem para fazer troça de um colega, hoje, atrás do ecrã, todos somos muito fortes. Isso fez com que o bullying - ou ciberbullying - escalasse."
O especialista explica ainda que o ambiente digital democratizou tanto o papel do agressor como o da vítima, tornando o problema mais difuso e difícil de controlar. E, por isso, reforça a importância da supervisão familiar, tal como dos professores, na utilização do digital.
Atualidade
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi submetido a uma cirurgia abdominal com sucesso, em Brasília este domingo, após uma obstrução intestinal ligada às sequelas do ataque que sofreu em 2018, anunciou no Instagram sua mulher, Michelle.
Atualidade
Atualidade
O mau tempo regressa esta segunda-feira (14), com ventos fortes, chuva e descida de temperatura. O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) alerta para as regiões norte e centro.
Atualidade
As isenções tarifárias aplicadas recentemente a produtos tecnológicos podem ter uma duração curta, indicaram este domingo funcionários do Governo americano, no mesmo dia em que o presidente Donald Trump alertou que nenhum país ficaria livre dos seus impostos.