Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 21 ago 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A grande notícia por que todos esperavam

 
 

Edição por Abílio dos Reis

Era a notícia de que muitos agentes ligados ao turismo, nomeadamente na região do Algarve, ansiavam há semanas: a abertura dos "corredores aéreos" entre Inglaterra e Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa já tinha, aliás, colocado a questãono fim de semana passado: "se não abre agora, quando é que abre?". A resposta à questão colocada pelo Presidente da República, sabemo-la agora: é "já" a partir das 4h00 deste sábado, dia 22 de agosto.

Todavia, o ministro dos Transportes, Grant Shapps, através da rede social Twitter, assim como confirmou a notícia que o The Guardian avançou em primeira mão antes desta ser oficial, deixou o aviso aos seus concidadãos: assim como Portugal foi incluído na lista, pode também voltar a sair se o cenário por cá piorar. 

Ou seja, a meio das férias, as regras do jogo podem mudar — e voltar tudo a ficar como estava. E, enfatiza sobre esta realidade, pois fala "por experiência própria", tendo em conta que teve de regressar mais cedo de Espanha, onde gozava um período de descanso. No entanto, esse é um cenário que ninguém quer. Nem o turista, nem as agências de turismo, nem a economia do país.

Mas o que são e porque tanto se fala nestes corredores aéreos? Numa versão resumida, quem viaje de Inglaterra para Portugal, fica isento de cumprir uma quarentena de duas semanas imposta pelo governo como medida para travar a pandemia. Na prática, isto quer dizer que Portugal continental passa a integrar a lista de destinos seguros para viajar (Açores e Madeira já faziam parte).

A primeira reação do executivo português à saída de Portugal da "lista negra" dos corredores veio pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. O MNE saudou a decisão, enfatizando que esta sucede devido ao "intenso trabalho bilateral realizado, quer ao nível político, quer ao nível técnico", que permitiu "que toda a informação relativa à situação e evolução epidemiológica portuguesa tenha sido tempestivamente transmitida ao Reino Unido". 

Mas é esta a altura ideal? E será que a chegada das tão necessárias libras esterlinas britânicas consegue salvar o verão de 2020? A resposta é negativa em ambas as frentes, mas dará uma grande ajuda para setembro e outubro. É sempre importante salientar que é uma decisão importante para a região algarvia ou não tivesse este mercado emissor de turistas para Portugal, em 2019, representado 20% total do bolo.

Em declarações à SIC Notícias, Elidérico Viegas, Presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), explica a sua importância para a economia da região: além destes turistas representarem 1/3 das dormidas do Algarve, são aqueles mais dinheiro gastam. 

Não obstante, já se sabe que até mesmo as boas notícias não estão dispensadas de críticas, pelo que a abertura "destes corredores" não é exceção. E, nesse sentido, tanto a Confederação do Turismo como a Associação hoteleira algarvia(AHETA), reportam que a decisão é "boa", mas que peca por tardia. O mesmo pregam os empresários da região: será bom para setembro, mas "já não vem salvar muita coisa em termos de verão", pois quem tem férias marcadas para outros locais não vai desmarcar à última da hora para ir para o Algarve.

"É uma grande notícia para aqueles que a esperavam" 

Marcelo Rebelo de Sousa referiu várias vezes que "a grande notícia" é importante não só para os portugueses a residir em Inglaterra, mas também para aqueles que a esperavam e que "vão ver agora satisfeita essa possibilidade, que é o caso do Algarve, de ver nos meses de setembro e outubro muitos britânicos a passarem aqui as suas férias".

O Turismo do Algarve é só uma dessas identidades. É que "há muito tempo" que esperavam por ela, mas também porque se fez "justiça" ao esforço do país para conter a pandemia de covid-19. Contudo, realça que a medida poderá só ter efeitos em setembro, com, altura em que coincide com a época alta de golfe, altura em que a região recebe o Portugal Masters. E depois em outubro, como qualquer fã das competições de automobilismo e motociclismo bem sabe, há Fórmula 1 e MotoGP.

No entanto, como salienta o comunicado do MNE, há que ter em conta a "particular relevância" desta decisão, pois não só está em causa os emigrantes que vão para o Algarve e outras regiões, mas também os "mais de 300 mil portugueses que residem no Reino Unido", bem como para os "mais de 30 mil britânicos que escolheram Portugal para viver". Isto é, não se trata de uma decisão que visa em exclusivo o turismo, mas que pesa na atividade profissional, intercâmbio académico ou motivos pessoais.

Em suma, a notícia que todos queriam é agora uma realidade que chegou como um balão de oxigénio importante, potencialmente revitalizador, mas que foi anunciada mais tarde do que o desejado. Especialmente para o sul do país, que viu o número de desempregados inscritos em junho, nos centros de emprego do Algarve, subir 231,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

 
 
Episódio 2: Como assim uma largada de touros se as festas estão proibidas? Assim, de bicicleta
 
 

Atualidade

 

Encontrámos esta história no início de julho, numa calma rua do Montijo que noutro ano estaria cheia de gente e coberta de terra. É assim normalmente durante as festas da cidade. Este ano, com a pandemia tudo foi diferente. Não houve música, nem procissão. Nem as habituais largadas de touros. Mas a tertúlia “O Aldeano” arranjou uma solução de consolo: uns cornos, muita fita-cola e uma bicicleta.

 
 
 
“Não nos podemos dedicar aos doentes que têm covid-19 e esquecer os outros”. No São João, o inverno começou há dois meses para que ninguém fique para trás
 
 

Atualidade

 

O principal centro hospitalar do Norte está já a preparar-se para enfrentar uma época gripal em tempo de pandemia. No serviço de radiologia, fundamental no combate à covid-19, arrancam para a semana as obras que vão criar uma zona isolada só para os doentes da pandemia.

 
 
 
Não é preciso ser Nostradamus. Há Sevilha na final? Então ganha
 
 

Desporto

 

A história desta Liga Europa repete-se quando se trata do Sevilha. Quatro anos depois de ter conquistado a competição pela última vez, marcou nova presença na final e fez a única coisa que sabe fazer quando se encontra em tal posição: sai por cima do jogo, supera o adversário e acaba por levantar o troféu de vencedor. Esta noite, em Colónia, na Alemanha, o conjunto da Andaluzia bateu o Inter de Milão por 3-2, o que valeu o primeiro título de campeão a Lopetegui. Feitas as contas para os lados de Sevilha, são seis em seis. Ou seja, seis finais disputadas, seis vitórias alcançadas, seis troféus. É muito seis e muito título.

 
 
 
Covid-19: Portugal regista mais quatro mortos e 219 casos nas últimas 24 horas
 
 

Atualidade

 

Portugal regista hoje quatro mortes por covid-19 e 219 casos confirmados de infeção em relação a quinta-feira, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.

 
 
 
Taylor Swift doa mais de 25 mil euros para ajudar estudante portuguesa
 
 

Atualidade

 

Vitória Mário é portuguesa e vive há quatro anos em Londres. Com o sonho de estudar matemática na Warwick University, a estudante criou uma angariação de fundos para que tal seja possível — e a cantora Taylor Swift doou mais de 25 mil euros.

 
 
 
“Circulatura do Quadrado”. Ana Catarina Mendes substitui Jorge Coelho no programa da TVI
 
 

Atualidade

 

A deputada e líder do grupo parlamentar do Partido Socialista vai integrar o painel de comentadores do programa “Circulatura do Quadrado”, em setembro, substituindo Jorge Coelho.

 
 
 
 
 

 
 

Gerações futuras, quando estudarem a exploração espacial desta época, terão dificuldade em compreender porque é que as viagens à Lua não se tornam regulares e levaram a uma colonização permanente. Continuar a ler