Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 06 fev 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Com confiança ou não, CDS-PP vota moção

 
 

Edição por Rita Sousa Vieira

CDS-PP vota moção de confiança à direção

  • O Conselho Nacional do CDS-PP reúne-se hoje por videoconferência para discutir e votar uma moção de confiança à comissão política nacional, apresentada pelo presidente do partido. A reunião do órgão máximo do partido tem início marcado para as 11:00 e deverá juntar cerca de 300 conselheiros nacionais.
  • Francisco Rodrigues dos Santos vai apresentar a moção de confiança à sua comissão política nacional, que será depois debatida e votada pelos conselheiros nacionais. A sua aprovação poderá não ser suficiente para travar um congresso eletivo.
  • A moção de confiança à Comissão Política Nacional será votada por voto secreto, como defendiam os apoiantes de uma candidatura de Adolfo Mesquita Nunes à liderança.
  • Na última semana, demitiram-se da direção vários membros do grupo Juntos pelo Futuro (ala cuja moção teve 14,45% dos votos em congresso e fez um acordo com Rodrigues dos Santos), entre os quais o vice-presidente Filipe Lobo d'Ávila e dois vogais da comissão executiva, órgão mais restrito.
  • A contestação à atual liderança do CDS encontra paralelos com o movimento levado a cabo em 2007 por Paulo Portas contra a direção presidida por José Ribeiro e Castro. Num contexto diferente, os centristas voltam a viver um período de disputa interna com a oposição a querer recuperar a presidência para relançar o partido. Mas em 2021 há uma realidade política diferente — Tomás Albino Gomes explica como e porquê.

Três portugueses entre os finalistas do Prix de Lausanne 

  • Os bailarinos portugueses António Casalinho, Francisco Gomes e Laura Viola estão entre os finalistas da competição internacional de bailado Prix de Lausanne, na Suíça, que hoje anuncia os vencedores.
  • Os três portugueses selecionados para esta 49.ª edição do prémio são alunos do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sánchez, em Leiria, assim como outros dois finalistas da competição, o italiano Giulio Diligente e a britânica Maia Roberts.
  • O Prix de Lausanne, um dos mais importantes dedicados à dança e a bailarinos em final de formação e início de carreira, foi criado em 1973 e é gerido pela Fondation en Faveur de l'Art Chorégraphique. No ano passado, a bailarina portuguesa Catarina Pires, da Academia de Dança de Zurique, recebeu o prémio “favorita do público”

 
 
 
 

 
 

Muito se tem falado em cancel culture. É um dos chavões destes tempos em que vivemos, nos quais o linchamento cibernético é praticamente constante e não parece cessar. Mas será que existe mesmo? Continuar a ler

 
 
 
CDS. "Este remake tem um problema: isto já não é 2007"
 
 

Atualidade

 

A contestação à atual liderança do CDS encontra paralelos com o movimento levado a cabo em 2007 por Paulo Portas contra a direção presidida por José Ribeiro e Castro. Num contexto diferente, os centristas voltam a viver um período de disputa interna com a oposição a querer recuperar a presidência para relançar o partido. Mas em 2021 há uma realidade política diferente. Há dois novos partidos, a Iniciativa Liberal e o Chega, que levaram a uma reconfiguração da direita portuguesa, onde o CDS tem de se reposicionar para sobreviver, mantendo-se como parte da oposição à esquerda que está no poder desde 2015.

 
 
 
O massacre de Columbine quase lhe destruiu a carreira. Sobreviverá agora Marilyn Manson às acusações de abusos sexuais?
 
 

Atualidade

 

Amado por fãs, odiado pelos pais destes. Marilyn Manson é, desde os anos 90, conhecido pelos seus discos mas também pela sua fama de provocador. Agora, a música é outra. Evan Rachel Wood, como outras quatro mulheres, acusam-no de abusos sexuais. A indústria cancelou-o. Depois de quase não ter sobrevivido às 'culpas' do massacre de Columbine, terá a carreira do autor de "The Beautiful People" uma terceira hipótese?