Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 22 abr 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Comissão Europeia arregaça as mangas e calça as luvas. Vem ai um novo round com a AstraZeneca

 
 

Por Inês F. Alves

  • Quando se olhar para o ano da vacinação contra a covid-19, o nome AstraZeneca será top of mind, mas é possível que não pelos melhores motivos. Há quem diga que não há má publicidade — "falem bem ou falem mal, mas falem" —, mas resta saber se o laboratório pensa da mesma forma.
  • Esta manhã, cinco diplomatas europeus avançaram que a Comissão Europeia está a preparar uma batalha legal com o laboratório por causa da escassez de vacinas contra a covid-19 — o que atrasou o processo de vacinação na Europa.
  • Em janeiro, o laboratório anunciou que não seria capaz de fornecer as doses inicialmente previstas. Contas feitas, no final do primeiro trimestre, a empresa entregou apenas 30 milhões das 100 milhões de doses que estavam previstas no contrato com a União Europeia. Para o segundo trimestre, a AstraZeneca prevê entregar cerca de 70 milhões de doses, muito abaixo das 300 milhões previstas no primeiro semestre do ano
  • No início desta semana, o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, admitiu que a União Europeia pode não renovar o contrato para a aquisição da vacina da AstraZeneca.
  • Esta é talvez a mais grave polémica em que a AstraZeneca está envolvida, mas não a única: a vacina contra a covid-19 desenvolvida por este laboratório começou por não ser recomendada a maiores de 65 anos porque não havia dados suficientes para comprovar a eficácia do produto nesta faixa etária. Depois, com a vacinação em massa a decorrer e novos dados em cima da mesa, foi alargada a maiores de 65 anos. No entanto, seguiu-se uma suspensão da administração do fármaco por suspeitas de uma relação entre a vacina e a formação de coágulos sanguíneos em pessoas com menos de 60 anos — o que se veio a confirmar em casos muito raros. Agora, a recomendação é de que seja administrada apenas a pessoas com mais de 60 anos. É importante referir, todavia, que a Agência Europeia do Medicamento considerou que os benefícios da vacina continuam a superar os riscos associados.

A esperança tem um nome: Perseverance

  • Chegam boas notícias de Marte: pela primeira vez transformou-se dióxido de carbono da atmosfera marciana em oxigénio.
  • O feito foi possível graças a uma tecnologia batizada de "MOXIE" — uma caixa dourada do tamanho da bateria de um carro que foi acoplada na parte da frente do 'rover' de seis rodas Perseverance, da NASA.
  • A experiência, feita a 20 de abril, pode abrir novas possibilidades na exploração espacial no futuro, como por exemplo permitir produzir oxigénio para os astronautas na atmosfera de Marte ou evitar o transporte de grandes quantidades de oxigénio da Terra para usá-lo como propulsor em foguetes na viagem de retorno.
  • Nesta primeira experiência, o MOXIE produziu 5 gramas de oxigénio, o equivalente a dez minutos de oxigénio respirável para um astronauta que executa uma atividade normal.
  • Perseverance pousou no planeta vermelho em 18 de fevereiro, numa missão que visa a procura por vida microbiana em Marte.
 
 
 
 

 
 

Romancear a maternidade é silenciar sofrimento físico e psicológico. Sou mãe, sei bem como foi a surpresa das horas sem dormir, dos choros inexplicáveis. Continuar a ler