Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 07 mar 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Como o egoísmo nos pode fazer voltar à estaca zero. O alerta do Diretor-Geral da OMS em exclusivo no SAPO24

 
 

Edição por Marta Pedreira Mixão

  • Esta semana, as vacinas fabricadas na Índia para o programa COVAX - que visa permitir o acesso mundial às vacinas - chegaram a países como o Gana, Côte d’Ivoire e Colômbia. Existem, porém, muitos países que não receberam ainda nenhuma vacina.
  • O Diretor-Geral da OMS explica como até ao momento foram administradas 225 milhões de doses de vacinas, mas a grande maioria deu-se num elevado número de países ricos e produtores de vacinas. Enquanto isto, os países de baixa e média renda ficam a aguardar pela sua vez.
  • Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus afirma que é preciso "agarrar com ambas as mãos todas as oportunidades para vencer este vírus", salientando que estão a "aparecer novas variantes que dão sinais de serem mais transmissíveis, mais mortais e menos sensíveis às vacinas. A ameaça é clara: enquanto o vírus se propagar seja onde for, terá mais oportunidades para sofrer mutações e potencialmente minar a eficácia das vacinas em toda a parte. Podemos voltar à estaca zero".
  • O Diretor-Geral da OMS destaca como a "abordagem egoísta poderá servir os interesses políticos a curto prazo, mas é autodestrutiva e conduzirá a uma recuperação retardada que afetará os negócios e as viagens".
 
 

 
 

Passageiros de voos com origem no Reino Unido e Brasil têm de apresentar teste negativo e cumprir isolamento

  • Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido que façam escala noutros países estão desde a meia-noite obrigados a apresentar um teste negativo para o novo coronavírus e ao cumprimento de 14 dias de isolamento profilático.
  • As medidas entram em vigor a partir da 00:00 de 7 de março, prolongando-se até às 23h59 do dia 16 de março e visa “os passageiros de voos com origem inicial no Reino Unido ou no Brasil e que apenas tenham feito escala ou transitado em aeroportos de países cujo tráfego aéreo com destino a Portugal se encontra autorizado estão obrigados, cumulativamente”, que terão de cumprir estas duas imposições.
  • Recorde-se que até 16 de março todos os voos, comerciais ou privados, com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido estão suspensos. 

Medalha de ouro no triplo salto para Pedro Pichardo. Patrícia Mamona também aponta às medalhas

  • Os portugueses Pedro Pichardo e Patrícia Mamona eram dois dos favoritos às medalhas das finais do triplo salto dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, que terminam hoje em Torun, na Polónia.

Moreirense visita o Marítimo com o sétimo lugar da I Liga no horizonte

  • O Moreirense pode isolar-se no sétimo lugar da I Liga portuguesa de futebol, caso vença no estádio do ‘aflito’ Marítimo.
  • A equipa de Moreira de Cónegos pretende quebrar a série de três encontros seguidos sem vencer para o campeonato e capitalizar a derrota do Santa Clara no estádio do Sporting, por 2-1, para ultrapassar os açorianos na sétima posição.