Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 27 out 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

É dia de debate de Orçamento. Para já, passa, e amanhã o Benfica vai a votos

 
 

Edição de Rute Sousa Vasco

É dia de debate de Orçamento. Para já, passa

E é dia de Prémio Camões

  • A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anuncia o vencedor do Prémio Camões 2020, após reunião do júri, sem que esteja ainda marcada a entrega do prémio do ano passado a Chico Buarque.
  • O Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989, é considerado o prémio de maior prestígio da língua portuguesa.

Há uma nova esquadra na Alta de Lisboa

  • O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, inauguram a nova esquadra da PSP da Alta de Lisboa (41.ª Esquadra).
  • A nova esquadra representou um investimento de 1,85 milhões de euros por parte da câmara e funcionará com um contrato de arrendamento entre o município e a PSP. O novo espaço vai substituir as atuais instalações da PSP junto ao Bairro da Cruz Vermelha.

Greve dos professores ao sobretrabalho

  • Os professores retomam a greve ao sobretrabalho, convocada pela Federação Nacional do Professores (Fenprof), até o Ministério da Educação aceitar reuniões sobre abusos nos horários de trabalho dos docentes, que, segundo a estrutura sindical, está na base “do enorme desgaste” que afeta a classe docente.

FC Porto recebe Olympiacos

Angola: ativistas realizam conferência de imprensa

  • Os ativistas que, no sábado, viram a manifestação reprimida, agendaram para hoje uma conferência de imprensa. São jovens da sociedade civil, apoiados por dirigentes da UNITA e de outras forças da oposição.
  • A marcha de sábado visava reivindicar melhores condições de vida, mais emprego e a realização das primeiras eleições autárquicas em Angola.

E há uma espécie de Festival de Cannes

  • O Festival de Cinema de Cannes (França), que viu a edição de maio adiada por causa da pandemia de covid-19, dá hoje início a uma versão "especial" de três dias, que mantém dois filmes portugueses na competição oficial.
  • O filme "O Cordeiro de Deus", de David Pinheiro Vicente, foi selecionado para a competição de curtas-metragens, e "Corte", dos realizadores Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote, está integrado no programa Cinéfondation.
 
 

Revista de Imprensa. Há água na parte iluminada da Lua, há vitória do Benfica - só não há telefonemas entre a Casa Branca e Bruxelas

 
 

Público:

- “Recolher obrigatório só pode existir com estado de emergência”

- “Investigação: NASA confirma presença de água na parte iluminada da Lua”

- “Preço das casas desce pela primeira vez em cinco anos”

Jornal i:

- “Pandemia: Três em cada quatro novos infetados apresentam sintomas”

- “Restaurantes servem refeições a alunos com covid-19”

- “Britney Spears: Fãs criam movimento para livrar cantora da tutela do pai”

Jornal de Notícias:

- “Número de câmaras com desconto no IRS duplica em dez anos”

- “Covid-19: Mão cheia de exceções para viajar durante os Finados”

- “Hospitais: Ministra diz que situação é grave e admite recurso a privados”

Correio da Manhã:

- “Reunião secreta para encontrar Maddie: Polícia inglesa e alemã na sede da judiciária”

- “Pandemia: Lares sem pessoal para tratar idosos: Faltam sete mil trabalhadores dos 15 mil prometidos”

- “Hospitais vão encaminhar doentes não covid para o privado”

Negócios:

- “Açores dá abanão a Costa em pleno vendaval orçamental”

- “Advogados e solicitadores vão pagar quotas mais altas à caixa de previdência”

- “Galp avalia produção de biocombustível em Matosinhos”

Record:

- “Benfica: Eleições 2020: Bernardo Silva parte a loiça e pede mudança: ‘Benfiquistas estão fartos de mentiras e esquemas’”

- “FC Porto Olympiacos: ‘Não é decisivo, mas é muito importante’, Sérgio Conceição aponta a duas vitórias nos dois próximos jogos”

- “Sporting: Varandas diz que futuro está garantido: ‘Recuperação da formação está concluída’”

O Jogo:

- “Benfica Belenenses (2-0): Quinta avenida: Cinco jogos, cinco vitórias: Seferovic e Darwin fizeram os golos que mantêm os encarnados tranquilos na frente”

- “Famalicão: A segunda equipa mais jovem da Europa”

- “’Há mais talentos como nós por aí’, João Almeida e Rúben Guerreiro, heróis do Giro, chegaram ontem a Portugal e olham com otimismo para a modalidade”

A Bola:

- “Público de volta ao dragão”

- “Sporting: Amorim à procura do 2.º melhor arranque em 5 épocas”

- “Ciclismo: O regresso dos heróis”


Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24

 
 
Posso sair do meu concelho este fim de semana? Saiba quais as exceções previstas pelas autoridades
 
 

Atualidade

 

O Governo determinou a proibição das deslocações entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro como forma de combate à pandemia da Covid-19. No entanto, o documento que dá força de lei a esta medida prevê várias exceções que vão desde viagens para fora do país até à deslocação para assistir a espetáculos, desde que ocorram em concelhos limítrofes ao de residência. A proibição vai também terminar mais cedo.

 
 
 
Covid-19: Utilização de máscaras na via pública passa a ser obrigatória já a partir de amanhã
 
 

Atualidade

 

Foi hoje publicada em Diário da República a lei que impõe a utilização de máscara em espaços públicos, entrando em vigor amanhã.

 
 
 
 
 

 
 

Os braços voltam a ficar esgotados para dar resposta ao ritmo das hospitalizações. A nova vaga da SARS-CoV-2 gera pessimismo e alimenta a desconfiança ampliada pelo tom que se tornou quase sempre queixinhas e azedo dos comentários à gestão da crise desencadeada pelo vírus que a medicina não estava preparada para enfrentar. Continuar a ler

 
 
 
É Desta Que Leio Isto: Como vive uma família de classe média na América?
 
 

Vida

 

O clube de leitura É Desta Que Leio Isto volta a reunir-se quinta-feira, dia 29 de outubro, para discutir o livro Correções de Jonathan Franzen.

 
 
 
"É Desta Que Leio Isto" vai oferecer 500 livros. Saiba como e habilite-se a ganhar aqui
 
 

Vida

 

Livros para entender a América: é este o mote do clube de leitura "É Desta Que Leio Isto" durante este mês de outubro. Vamos ler e conversar sobre quatro livros que nos ajudam a perceber um país que se prepara para uma das mais importantes eleições da sua história. Pelo caminho, serão oferecidos 500 livros a quem participar.