Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 21 fev 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Este domingo, o mau tempo continua (mas espera-se que seja menos mau)

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Proteção Civil baixa níveis de alerta devido ao mau tempo

  • É um domingo ligeiramente melhor do que o sábado. Para além do dever de confinamento, da grande maioria dos estabelecimentos encerrar às 13h, à exceção dos supermercados que só encerram às 17h, o mau tempo vai continuar, apesar de uma melhoria ligeira que permite que o nível de situação de alerta da Proteção Civil passe de laranja para amarelo nos distritos visados.
  • Mas o dia de ontem foi assim tão mau? Não é uma pergunta insensível. A chuva e a pandemia fecharam-nos nos nossos casulos e ao fim de tanto tempo a viver com estas restrições é normal que a comunicação com o exterior se deteriore. No entanto, este sábado as fortes chuvas provocaram, entre as 08h00 e as 22h00, um total de 793 ocorrências no país, mais de metade (419) no distrito de Lisboa. Neste período de 14 horas, foram registadas 453 inundações, 138 quedas de árvore e 114 quedas de estruturas. Em Cascais, a queda de uma árvore de grande porte obrigou inclusive a cortar a circulação na linha ferroviária no sentido Lisboa-Cascais. A linha esteve encerrada durante cerca de nove horas seria reaberta durante a noite.
  • Para hoje a previsão é melhor. O Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou sob aviso amarelo 12 dos 18 distritos do continente devido ao mau tempo (ontem eram 13 em aviso laranja), com os avisos amarelos a deverem-se em grande parte à agitação marítima.

Um campeonato ao ritmo da luta pelo segundo lugar

  • A luta pelo segundo lugar na Liga de futebol continua hoje com o Sporting de Braga e o Benfica a ameaçarem a posição do FC Porto, numa 20.ª jornada que manterá o Sporting com liderança de dois dígitos.
  • A um ponto dos ‘dragões’, que encerram a ronda somente na segunda-feira, na Madeira frente ao Marítimo, os ‘arsenalistas’ são os primeiros a entrar em campo, às 18:00, recebendo o Tondela, que integra o trio de equipas no 10.º lugar, com os mesmos 21 pontos de Belenenses e Nacional.
  • As ‘águias’, que estão a dois pontos do Braga e a três dos portistas, entram em campo às 20:15 no Algarve frente a um ‘novo’ Farense, moralizado com a entrada do treinador Jorge Costa e que vem de um triunfo 3-2 em casa do Nacional, embora seja antepenúltimo na classificação.
  • O Sporting, que sábado venceu o Portimonense por 2-0, lidera a classificação com 54 pontos, mais 13 do que o FC Porto, segundo, 14 do que o Sporting de Braga, terceiro, e 16 do que o Benfica, quarto. Com a questão do título cada vez mais inclinada a favor do Sporting, o segundo lugar é um 'troféu' muito desejado, uma vez que vale entrada na milionária Liga dos Campeões.
 
 
José Couto Nogueira
 
 

Quando se fala em redes sociais, pensa-se logo nas generalistas e mais difundidas: Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram, para citar uma ínfima minoria com máxima acessibilidade. Mas há centenas, senão milhares, de redes com formatos diferentes e objectivos concretos. Uma delas é a Parler. Continuar a ler

 
 
 
Uma falsa barriga de grávida e um regresso a 1986. Já são conhecidos os primeiros finalistas do Festival da Canção
 
 

Vida

 

Já são conhecidos os primeiros cinco finalistas da 55.º edição do Festival RTP da Canção. Esta semifinal recordou ainda Dora e, com a voz de "Não Sejas Mau Para Mim", fizemos uma viagem a 1986.

 
 
 
Pablo Hasél: Quem é o rapper que se tornou no inimigo número um da coroa espanhola?
 
 

Atualidade

 

Condenado a nove meses de prisão, e detido na passada segunda-feira após uma ação da polícia catalã, o rapper Pablo Hasél está no centro de uma nova onda de manifestações por Espanha, que já provocou dezenas de feridos e levou a várias detenções. Em causa, a liberdade de expressão – ou a falta dela. Mas quem é o músico que tornou a cantiga numa arma ilegal?

 
 
 
Revista de imprensa: A vitória do Sporting e a ilha em Portugal onde todos os habitantes já estão vacinados
 
 

Atualidade

 

Os principais destaques na imprensa este domingo.