Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 20 dez 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

“Cancelaram” o Natal em Londres (e Portugal está atento)

 
 

Explosão em prédio no centro de Lisboa. Há pelo menos cinco feridos e uma pessoa continua desaparecida

  • O alerta foi dado às 07:48 para uma explosão seguida de incêndio num prédio de habitação de quatro andares na Rua de Santa Marta, números 41/42.
  • O vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, Carlos Castro, afirmou, em declarações à RTP, que o prédio teria nove moradores, dos quais dois não se encontravam em casa e que se registam cinco feridos, ainda não estando confirmado se se tratam de moradores ou de pessoas que estariam a passar na via pública. O vereador acrescentou ainda que há uma pessoa desaparecida.

  • Informou ainda o avanço da equipa cinotécnica do regimento de sapadores bombeiros e que, até ao momento, ainda não foi possível apurar se o morador por localizar se encontrava no interior do edifício, isto porque dois fatores “prejudiciais” estão a dificultar as buscas nos escombros. No entanto, dos cinco feridos, quatro pessoas já tiveram alta hospitalar e apenas permanece internado o ferido em estado grave.
  • A explosão poderá ter sido originada por uma explosão de gás, segundo o responsável, que destacou também que 47 pessoas foram retiradas dos prédios contíguos e identificadas pelos serviços municipais.
  • Em declarações à comunicação social no local, o comandante dos bombeiros, Tiago Lopes, informou que o incêndio foi extinto na fronte do edifício, estando, pouco depois das 09:00, a ser combatido ainda na tardoz, embora circunscrito e sem perigo de passar para os edifícios adjacentes.

Londres aperta as restrições e "cancela" o Natal

  • Perante as provas científicas de que a nova estirpe acelera a transmissão do vírus em até 70%, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi forçado a modificar os planos do movimento populacional para o Natal, impondo restrições severas na região de Londres e no Sudeste da Inglaterra.
  • As medidas implicam o cancelamento da flexibilização de cinco dias nas restrições de socialização, que iria permitir que até três famílias se reunissem no Natal. Escócia e País de Gales também agravaram as medidas e na Irlanda do Norte foram anunciadas novas medidas a partir de 26 de dezembro, com duração de seis semanas.
  • “Não podemos continuar com o Natal como planeado”, disse Boris Johnson aos britânicos, ao anunciar que o aumento de casos de infeção obrigou a subir o nível de alerta de três para quatro, o mais elevado desde o início da pandemia.
  • As autoridades britânicas já alertaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante, que se espalha com maior velocidade, embora não haja evidências de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas contra a covid-19, embora este ponto esteja ainda a ser avaliado “com urgência para confirmação”.

Benfica e FC Porto procuram repor distâncias para o líder Sporting

  • Depois do triunfo do Sporting no sábado, por 1-0, na receção ao Farense, com um golo de grande penalidade marcado por Sporar, aos 90+1 minutos, o Benfica precisa de se impor em Barcelos para se recolocar a dois pontos de distância do rival ‘leonino’ e, ao mesmo tempo, defender o segundo lugar do perseguidor FC Porto.
  • Os ‘encarnados’ perseguem, a partir das 17:30, o terceiro triunfo consecutivo no campeonato, depois de um curto, mas comprometedor, ciclo de duas derrotas seguidas, ante Boavista e Sporting de Braga, perante o 14.º classificado, que venceu em casa os únicos dois jogos da prova
  • Às 20:00, o FC Porto, terceiro posicionado, também está ‘obrigado’ a vencer para não se atrasar mais, depois de ter entrado nesta ronda a dois pontos do Benfica e a quatro do Sporting – que aumentaram para sete -, frente a um adversário que saiu derrotado nas últimas duas partidas, caindo para a 11.ª posição.
  • No primeiro jogo agendado para hoje (15:00), o Paços de Ferreira, sexto colocado, vai procurar ultrapassar, provisoriamente, o Vitória de Guimarães no quinto posto, mas, para isso, precisa de vencer na receção ao Boavista (17.º e penúltimo), na estreia do treinador Jesualdo Ferreira, que substituiu Vasco Seabra.
 
 

Revista de imprensa: Dos que mais têm sofrido os efeitos da pandemia às vacinas falsificadas contra a covid-19

 
 

 Público:

- “Homenagem: Os velhos somos todos nós”

Jornal de Notícias:

- “Vacinas falsificadas contra a covid-19 à venda na Internet”

- “Grande Porto: Advogados pedem ajuda para comer”

- “Deficientes: Brinquedos são caros e escassos”

- “Famalicão: Bebé de dois anos morre afogado em piscina”

Correio da Manhã:

- "Despedido médico que denunciou homicídio: Crime no aeroporto, Clínico fez autópsia e alertou imediatamente a Judiciária"

- "Covid já matou 6.063 pessoas em Portugal"

- "Em frente à namorada: Homem morre em Tesla a arder"

A Bola:

- FC Porto - Nacional, 20:00: 'É como uma final" - Sérgio Conceição"

- Boavista_ 'Queremos devolver a confiança' - Jesualdo Ferreira apresentado"

O Jogo:

- "Sporting 1 - 0 Farense: Um penálti no sapatão, Soco do guarda-redes Defendi salvou noite para esquecer do comandante, Há 18 anos que leões não lideravam no Natal"

- "Braga, Rolando negoceia divórcio amigável"

Record:

- "Gil Vicente - Benfica, 17:30, Jorge Jesus: 'Só há uma equipa a jogar melhor do que nós', Elogio aos leões porque ... vão em primeiro"

- "Parma 0 - 4 Juventus: Ronaldo bisa e bate Bruno Alves"


Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24


 
 
Sugestões de livros para oferecer no Natal? A escritora e editora Maria do Rosário Pedreira dá uma ajuda
 
 

Vida

 

No âmbito do clube de leitura É Desta Que Leio Isto, a escritora e editora Maria do Rosário Pedreira fez uma lista de recomendações de livros a oferecer neste Natal.

 
 
 
Outro ano sem ideias? Estas 10 startups dão-lhe prendas originais para oferecer neste Natal
 
 

Vida

 

Dos telemóveis mais baratos às peças de arte arrojadas ou aos skates elétricos. Aqui não faltam ideias e todas têm selo português