Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 11 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Já há data para começar a vacinar os adolescentes

 
 

Por Inês F. Alves

  • Vai, não vai, agora foi. Primeiro, a Direção-Geral da Saúde recomendou a vacinação prioritária dos adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade com comorbilidades associadas. Agora, a DGS recomenda a vacinação a todos os jovens entre os 12 e 15 anos.
  • Apenas 11 dias —  e algumas declarações políticas — separam os dois momentos. Logo depois da primeira decisão, o Presidente da República veio dizer que a vacinação de crianças saudáveis estava aberta à "livre escolha dos pais", o que a autoridade de saúde contrariou, reiterando que a vacinação para esta faixa etária dependia de prescrição médica. O Presidente reformulou: “é fundamental que haja da parte dos pais uma iniciativa e depois o acolhimento pelas autoridades de saúde, naturalmente através da intervenção do médico”. Mas mais tarde voltou a insistir no tema: “As dúvidas que existem quanto à vacinação em idades mais baixas não são tanto dúvidas de princípio quanto de momento. Não se discute o princípio, diz-se que nesta fase ainda não”.
    Entretanto, a Ordem dos Médicos também pediu a rápida revisão da norma apelando a que fosse “reforçada a confiança na evidência científica e na ampla experiência já existente, protegendo os mais jovens da ameaça física, psicológica e social que este vírus tem representado para a vida de todos”. E o coordenador da task-force de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, veio deixar um alerta: "o tempo está a esgotar-se". E assim que a DGS alargou a vacinação a jovens a partir dos 12 anos, António Costa, que já tinha dito no debate da Nação que estava tudo a postos para avançar com a vacinação desta faixa etária, não escondeu a satisfação: "Congratulo-me que a ciência tenha confirmado ser possível cumprir o nosso dever de garantir proteção universal a todas as crianças maiores de 12 anos".
  • Questiona-se até que ponto a pressão política terá contribuído para a DGS alterar a sua posição, sendo que a autoridade de saúde justificou a mudança com base na análise de "novos dados disponibilizados nos últimos dias”, em concreto os impactos registados nos “mais de 15 milhões adolescentes vacinados nos Estados Unidos e na União Europeia”.
  • Os especialistas preferem falar em "desacerto" entre a classe política e as autoridades de saúde, mas são unânimes no seguinte: não devia ter sido assim, porque a “constante mudança de discurso” das diferentes entidades, que gera “ordens e contra ordens constantes”, não abona à confiança. E é preciso confiança nas autoridades para enfrentar uma crise sanitária.
  • Entretanto, e voltando ao tema que dá título a esta newsletter, já há data para começar a vacinar adolescentes entre os 12 e s 15 anos: 21 de agosto. O objetivo é que o processo esteja concluído até 19 de setembro.
  • De recordar que na Madeira a vacinação de jovens a partir dos 12 anos arrancou a 31 de julho — a região tem autonomia para decidir sobre esta matéria — e tinham sido administradas até 8 de agosto mais de 3600 vacinas a jovens entre os 12 e os 17 anos.
 
 
 
 

 
 

A Justiça é uma vaca sem chocalho, à deriva, sem saber para onde seguir, nem sequer para escapar à maldade dos homens. Continuar a ler

 
 
 
Apesar da saída "muito dura" do Barcelona, Messi está "muitíssimo feliz" em Paris. Argentino apresentou-se pelo PSG, onde quer voltar a erguer a Liga dos Campeões
 
 

Desporto

 

O antigo jogador do FC Barcelona mudou-se oficialmente para a capital francesa, onde vai envergar as cores do Paris Saint-Germain.

 
 
 
Bola ao Ar: O contrato de Neemias e as equipas que vão melhorar (ou piorar) no próximo ano na NBA
 
 

Desporto

 

Neemias Queta assinou contrato com os Sacramento Kings e o Bola ao Ar, podcast sobre NBA da MadreMedia, abordou esse e outros temas no episódio desta semana.