Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 12 jun 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Lisboa está pronta para celebrar o Santo António, mas não se esqueça do guarda-chuva

 
 

Edição por Beatriz Cavaca

Os Santos Populares já se instalaram em Lisboa desde o início do mês, mas a noite mais importante está ainda por chegar, a de 12 para 13 de junho: a noite de Santo António.

Para a festa e celebração pode não ser possível deixar em casa o guarda-chuva, visto que vamos observar "períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado nas regiões Norte e Centro" e "períodos de chuva ou aguaceiros", de acordo com o IPMA. Mas, no meio de tudo, até pode haver uma boa notícia: o aviso amarelo, que se estende a 12 distritos, não chega a Lisboa.

Na capital, recorde-se que em noite de festa o policiamento vai ser reforçado e o trânsito condicionado em algumas artérias.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) referiu que a PSP, “através das diversas subunidades, vai estar presente especialmente nos bairros 'mais tradicionais de Lisboa', sendo composta por diversas valências, designadamente de visibilidade, de intervenção, de trânsito, de fiscalização, de investigação e de ordem pública, onde se inclui a Unidade Especial de Polícia”.

Assim, vão ser verificados vários cortes de trânsito, nomeadamente na Avenida da Liberdade, a partir das 18:00, para que ali se possa realizar o habitual desfile das marchas populares.

O acesso ao centro da cidade de Lisboa e aos espaços dos arraiais também será condicionado, de forma a “permitir a circulação de pessoas nos diversos locais de festividades e diversão”.

Também a partir das 18:00 haverá cortes no Marquês de Pombal, Avenida António Augusto de Aguiar, Avenida Fontes Pereira de Melo e Rua Braamcamp, ficando assegurada a circulação para transportes públicos.

Será também totalmente isolada a Rua Braamcamp e a Rua Duque de Palmela, e será feito o encerramento da totalidade do tráfego na Avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, bem como dos atravessamentos da Avenida da Liberdade (incluindo a Rua Alexandre Herculano) e o corte de trânsito na rotunda exterior a partir do acesso da Rua Joaquim António Aguiar até à Avenida da Liberdade.

Haverá também condicionamentos até às 8:00 de terça-feira em várias artérias da cidade, nomeadamente na Avenida Infante Dom Henrique, Rua de Santa Apolónia, Largo da Madalena, Largo Adelino Amaro da Costa, Praça Martim Moniz, Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Praça Luís de Camões, Calçada do Combro e Avenida 24 de Julho, entre outras.

 
 
Marco Neves
 
 
 
 

Quando pegamos num livro, raramente sabemos a viagem que vamos fazer, entre aquilo que as páginas contam e a nossa imaginação. Eis o relato de uma viagem a bordo de um livro, que começa numa igreja portuguesa e acaba na órbita de Saturno. Há baleias e uns quantos vulcões de gelo pelo meio. Continuar a ler

 
 
 
José Couto Nogueira
 
 

Esta sexta-feira, o universo do golfe, e o mundo em geral, foi surpreendido com uma notícia inesperada: os sauditas compraram a PGA, a maior associação mundial de golfe, com quem litigavam há 2 anos. Continuar a ler