Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 09 jun 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Lisboa sem santos e um pouco menos desconfinada

 
 

Por Inês F. Alves

  • A decisão do Conselho de Ministros só será conhecida à tarde, mas uma coisa parece certa: Lisboa não vai avançar no desconfinamento. Quem o disse foi Fernando Medina, o autarca da capital.
  • "Lisboa está numa situação que não é fácil. O número de casos excedeu o patamar dos 120 [casos por 100 mil habitantes], entrou em situação de alerta. Na última semana, o número de casos por 100 mil habitantes continuou a progredir, embora a um ritmo mais lento, significa que Lisboa amanhã [hoje], que é o dia da avaliação, não irá progredir relativamente ao desconfinamento", explicou Medina no seu espaço de comentário semanal na TVI24.
  • Também Braga está em risco de não avançar para a fase seguinte de desconfinamento.
  • Assim sendo, é expectável que em ambas se apliquem as regras aprovadas pelo Governo na semana passada para os concelhos que por duas semanas seguidas registam uma incidência de 120 novos casos por cem mil habitantes: teletrabalho obrigatório, sempre que possível; horários da restauração e dos espetáculos culturais até as 22h30 e comércio a retalho até às 21 horas.
  • Para os concelhos que avançarem para a próxima fase de desconfinamento, que se inicia a 14 de junho, as regras serão:
    • Teletrabalho recomendado nas atividades que o permitam;
    • Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas) até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento;
    • Comércio com horário do respetivo licenciamento;
    • Transportes públicos com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com lugares sentados;
    • Espetáculos culturais até à meia-noite;
    • Salas de espetáculos com lotação a 50%
    • Escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de acesso definidas pela DGS
    • Recintos desportivos com 33% da lotação.

Meu confinado Santo António!

  • Já se sabia que este ano não há marchas ou arraiais em Lisboa. A novidade está no plano da PSP para controlar festejos espontâneos.
  • O objetivo é "que ninguém tenha a tentação de abrir as suas portas para criar ajuntamentos" porque, "como é sobejamente conhecido, os ajuntamentos propiciam uma cadeia de contágio".
  • Assim, a intervenção da PSP tem como "absolutamente prioritário" o eixo central de Lisboa, nomeadamente as zonas do Bairro Alto, Cais do Sodré e Avenida 24 de Julho. Por estas zonas haverá controlo de acessos e limitações à circulação rodoviária e pedonal.
  • As restrições à circulação apertam a partir das 19h00 de dia 12 [sábado] e até às 2h00 ou 3h00 da manhã de dia 13, domingo.
  • Durante os Santos Populares, os restaurantes estarão a funcionar até às 22h30, com meia hora de tolerância para as pessoas poderem abandonar os estabelecimentos e regressar a casa.
  • E se o seu plano era festejar celebrar o Santo António num qualquer miradouro, não conte com isso: "sempre que a polícia encontrar zonas de grande afluência e de ajuntamentos que violem as regras" vai "de forma reativa e preventiva" condicionar esses acessos com grades ou fitas. E tal como nos anos pré-pandemia, a Polícia Municipal vai "fazer a limitação dos miradouros", já que são locais de grande afluência.
  • A norte, o São João, quer no Porto, quer em Vila Nova de Gaia, não vai acontecer com a grande festa organizada pelas autarquias. Não haverá concertos nem fogo-de-artifício a iluminar os céus — mas a época será na mesma assinalada, com divertimentos e comida de feira em espaços vedados e de entrada controlada nas duas cidades.
 
 
 
 

 
 

Andamos todos fronteiriçamente irritadiços. Continuar a ler

 
 
 
Parlamento Europeu aprova certificado digital Covid-19
 
 

Atualidade

 

O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 1 de julho.

 
 
 
Acho Que Vais Gostar Disto: A curiosidade matou a vizinha
 
 

Vida

 

Nesta edição do Acho Que Vais Gostar Disto, que todas as semanas te traz sugestões do que ver e ouvir, vou recomendar-te alguns conteúdos bons para fazer um detox dos plots cliché previsíveis a que as nossas plataformas de streaming preferidas já nos habituaram. Tenho uma série que nos transporta para um mundo pós-apocalíptico e três filmes que te dão um shot de adrenalina. Curioso? Descobre tudo já de seguida.

 
 
 
José Neves: "O limite não está no talento, mas nas competências com que estamos a dotar a nossa juventude"
 
 

Atualidade

 

José Neves prometeu doar dois terços da fortuna à Fundação com o seu nome. Mas a ação vai muito para além do dinheiro: a ambição é transformar Portugal numa sociedade do conhecimento — um conhecimento que é interno e externo e que, no seu todo, contribui para o desenvolvimento e coloca a felicidade ao alcance de cada um de nós. Ao seu lado nesta missão tem António Murta e Carlos Oliveira, que se juntou ao “dono” da Farfetch numa conversa com o SAPO24 sobre filantropia, emoção e razão.