Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 19 jun 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O aviso depois da festa

 
 

Edição por Abílio dos Reis

A festa de caráter ilegal ocorrida em 7 de junho, no salão de festas do clube desportivo de Odiáxere, em Lagos, alegadamente para festejar um aniversário, continua na ordem do dia.

Esta sexta-feira foi feito um ponto de situação e segundo dados revelados pela delegada regional de saúde do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, o número de infetados com covid-19 relacionado com o evento subiu para 90. A maioria dos casos (82%) são residentes no concelho.

A responsável sinalizou que foram realizados 1.222 testes, numa média à volta dos 250 diários. O grupo etário mais afetado é o dos 20 aos 29 anos (31 casos). Contudo, estão identificadas várias crianças no dos 0 aos 9 anos, que têm laços familiares com casos positivos que estiveram na festa.

Esta situação mereceu um comentário especial da Diretora-geral da Saúde durante a conferência de imprensa de balanço sobre a situação de covid-19 em Portugal — que agora só decorre às segundas, quartas e sextas-feiras. Festas como antigamente, em tempos sem pandemia, não podem acontecer.

"Uma atenção especial visto que os nossos atos não implicam apenas consequências na nossa saúde, como de outras pessoas", explicou Graça Freitas. "[A DGS] está sensível a que a economia funcione mas não podemos fazer festas como fazíamos antes porque põe em risco a saúde dos próprios, de terceiros, da economia e até do país", rematou.

A ministra da Saúde, Marta Temido, que hoje acompanhou a diretora-geral da Saúde, questionada se esteve em cima da mesa a possibilidade de um cordão sanitário na região, acrescentou que não será esta medida que irá impedir as pessoas de terem um comportamento menos irresponsável.

"Não está em causa um cerco sanitário. Não é um cerco sanitário que institui a racionalidade suficiente para as pessoas se absterem de comportamentos que põem em causa a sua própria saúde como das pessoas que lhe estão próximas", afirmou a governante.

A fechar a conferência de imprensa, a ministra deixou um apelo que chega em tom de aviso. "Volto a fazer mais um apelo à responsabilidade individual porque não há Estado nenhum que consiga fazer o que é responsabilidade dos indivíduos".

Um assunto que dificilmente se esgotará por aqui. Nem que seja porque perto da hora do jantar ficou a saber-se que a Ministra da Justiça pediu a intervenção do Ministério Publico para a "instauração de ações indemnizatórias contra os promotores" da festa ilegal em Odiáxere.

 
 
Heróis do combate à pandemia foram imortalizados por Vhils nas paredes do São João
 
 

Atualidade

 

Os rostos de 10 profissionais de saúde esculpidos pelo artista Vhils na porta de entrada do Hospital de São João, no Porto, formam, partir de hoje, uma homenagem aos "heróis" da "linha da frente" do combate à pandemia.

 
 
 
Conselho Europeu. Costa diz que "este não é o momento de estarmos a traçar linhas vermelhas" e aponta entendimento para julho
 
 

Economia

 

O primeiro-ministro manifestou-se hoje "agradado" com o resultado da discussão em Conselho Europeu da proposta da Comissão para a criação de um fundo de recuperação e considerou ser possível alcançar um acordo em meados de julho.

 
 
 
Lembra-se do "Magic Bus" de "Into The Wild"? Autoridades removeram autocarro abandonado no Alasca
 
 

Atualidade

 

Um helicóptero do exército removeu esta quinta-feira o autocarro que imortalizou os últimos dias de Christopher McCandless, jovem norte-americano que inspirou "Into The Wild", o livro de Jon Krakauer, que viria a ser adaptado posteriormente para cinema.

 
 
 
Collision from Home. O evento “irmão” da Web Summit é já para a semana e vão lá estar mais de 60 startups portuguesas
 
 

Tecnologia

 

Esta edição da conferência internacional de tecnologia Collision, que iria decorrer pela segunda vez em Toronto, no Canadá, acontece num formato totalmente online. Entre 23 e 25 de junho, mais de 60 startups portuguesas participam e expõem virtualmente no evento, integrando uma delegação liderada pela Startup Portugal.

 
 
 
 
 

 
 

“Graças ao demo” é, evidentemente, um trocadilho com “graças a Deus”. Não existe figura mais divisora do que Trump na cena internacional, um palco onde há de tudo, desde maus adorados a bons achincalhados. Só pode ser obra do demónio – ou de Deus, pois um não existe sem o outro. Continuar a ler