Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 14 dez 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O mau tempo fez das suas, é preciso limpar os estragos

 
 

Edição por Alexandra Antunes

A chuva intensa e persistente que caiu na madrugada de terça-feira causou centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas em vários distritos, com registo de vários desalojados.

Por isso, esta manhã, os operacionais estão empenhados em trabalhos de limpeza e recuperação das áreas afetadas, após uma noite "sem ocorrências significativas".

Num balanço feito à Lusa cerca das 08:30 de hoje, o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), adiantou que durante a noite "houve uma acalmia, e não foram registadas ocorrências com grande expressão”.

“Não houve ocorrências significativas durante a noite, continuam é os trabalhos de limpeza e de recuperação das zonas afetadas pelo mau tempo de terça-feira um pouco por todo o país, mas com grande incidência em Algés, Lisboa, Loures e Campo Maior, em Portalegre”, disse.

De acordo com o comandante Elísio Pereira, nos trabalhos de limpeza e recuperação de vias, habitações, espaços comerciais, etc, estão 9.628 operacionais.

“Entre as 00:00 de terça-feira e as 07:00 de hoje foram registadas 3.563 ocorrências relacionadas com o mau tempo, 1.850 das quais no distrito de Lisboa, 461 em Setúbal, 186 em Portalegre e 161 em Santarém. Nos restantes distritos foram registadas ocorrências abaixo das 100”, contou.

E para esta quarta-feira?

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada entre as 09:00 e as 18:00 de hoje.

Acompanhe todas as notícias sobre o mau tempo minuto a minuto no SAPO24.

 
 
Explosões em Kiev, diz presidente da câmara
 
 

Atualidade

 
 
 
 
 
 

 
 

Radialista multi-premiada, Inês Maria Meneses soma 30 anos de carreira e bate recordes de permanência no ar. É ela a convidada de Patrícia Reis e Paula Cosme Pinto numa conversa desempoeirada sobre maternidade, sexo, menopausa, precariedade, luto, estereótipos de beleza ou, até mesmo, secura vaginal. Um episódio gravado ao vivo no Festival Podes, onde o podcast Um Género de Conversa foi distinguido com o Prémio Vozes 2022.

 
 

Mundial do Qatar

 
 

Quem joga hoje: 

  • 19:00 - França-Marrocos (TVI e SportTV1)

A polémica:

  • O capitão da Croácia, Luka Modric, afirmou que a vitória da Argentina (3-0), nas meias-finais, começou a ser construída com dois erros de arbitragem e que, a partir daí, foi difícil regressar ao jogo.

Também é notícia:

  • O governo francês anunciou a mobilização de 10.000 agentes da autoridade, metade dos quais em Paris, para supervisionar as comemorações da meia-final do Campeonato do Mundo de futebol entre a França e Marrocos.
  • O argentino Lionel Messi igualou o recorde do alemão Lothar Matthäus de jogos em Mundiais de futebol, ao somar o 25.º frente à Croácia, nas meias-finais da edição de 2022, em Lusail.

A frase:

  • “Está na altura de sair e olhar para o futuro, desejando o melhor ao futebol coreano. A Coreia do Sul vai sempre ser uma parte da minha vida e os jogadores vão estar no meu coração para sempre.” (Paulo Bento na despedida da Coreia do Sul)