Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 22 fev 2025

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O que fica da semana: definitivamente, o mundo de James Bond já não é o que era

 
 

Edição por Rute Sousa Vasco

Num cenário hipotético, se alguém tivesse viajado pela galáxia e regressasse à Terra ao fim de oito anos de ausência, precisaria de alguma paciência e de muitas explicações para entender o atual xadrez do mundo. Mas, se quisesse abreviar a experiência, bastaria ter saído por apenas oito dias para poder fazer perguntas quase infantis como "Os americanos já não são aliados da Europa?", "a Rússia e os Estados Unidos são agora amigos?" ou "a Alemanha vai voltar a a ser uma ameaça"?.

A geopolítica é uma ciência mais complexa do que isso, mas os últimos oito dias foram muito esclarecedores sobre o mundo em que vivemos.

Vai ser difícil voltar a ver filmes do James Bond como antigamente. Ah, esperem. O James Bond também mudou de mãos - agora é americano e pertence à Amazon.

Numa semana marcada pelo adeus a Pinto da Costa, por sismos em Lisboa e por inquietação em Roma e no mundo com a saúde do Papa Francisco, deixamos a seguir uma seleção dos temas que estiveram em destaque no SAPO24 e que valem a leitura.

Bom fim de semana

 
 
Marcelo Rubens Paiva: "Os militares que torturaram e mataram o meu pai foram promovidos, ganharam medalhas, alguns estão vivos e a receber pensões"
 
 

Atualidade

 

Quem é, afinal, Marcelo Rubens Paiva, autor de "Ainda Estou Aqui", o livro que agora é filme candidato a Óscares e ameaça bater recordes de bilheteira? A resposta chega na primeira pessoa, em entrevista ao SAPO24: "O meu Paiva é português, mas sou muito italiano, na maneira de ser, na maneira de falar, na maneira de ver a vida".

 
 
 
 
 

 
 

Elon Musk tem um interesse que explica o furibundo ataque que ele, o amigo que ajudou a instalar na Casa Branca, e parceiros, estão a desencadear contra a Europa. Ficou verbalizado na semana passada, em Munique, por JD Vance, vice na presidência dos EUA: “é a liberdade de expressão”. Continuar a ler

 
 
 
The White Lotus estreou e toda a gente fala da música do genérico. O que torna, afinal, um genérico inesquecível?
 
 

Vida

 

“The White Lotus” estreou esta semana e mais do que as boas reviews à série, houve algo que os fãs não conseguiram parar de comentar nas redes sociais: o “jingle” incónico que tinha feito parte das primeiras duas temporadas tinha sido substituído por outro. Isto deu-nos o mote para falar um pouco sobre a nova temporada, mas também sobre outras séries com genéricos que não conseguimos esquecer.

 
 
 
Carlos Paredes ia gostar de saber que o país ainda ouve guitarradas. Estas são as atividades para o homenagear
 
 

Vida

 

Em 2025, Carlos Paredes comemorava cem anos de uma vida dedicada à cultura da guitarra portuguesa e à canção de Coimbra. Um sonho que acabou mais cedo do que devia, mas que ficou marcado na música tradicional portuguesa para a eternidade. Hoje, o país mobiliza-se para o homenagear.

 
 
 
 
 
 

 
 

Neste episódio falamos de gripe, Covid-19 e outros vírus. E saberemos nós o que é realmente um vírus? Diana Lousa, investigadora no Laboratório de Modelação de Proteínas do ITQB NOVA, explica-nos tudo neste episódio.

 
 
Fernando Rosas: Os grupos de extrema-direita transformaram-se em partidos dispostos a participar no jogo parlamentar
 
 

Atualidade

 

Professor catedrático de História da Universidade Nova, Fernando Rosas tornou-se uma figura conhecida nacionalmente como um dos fundadores e dirigente do Bloco de Esquerda, em 1999. Deputado e candidato à Presidência da República, retirou-se da política em 2010 para se dedicar ao ensaio político, tendo assinado quase duas dezenas de obras. A última, “Direitas Velhas, Direitas Novas” (Tinta da China, 2025) foi a razão para termos um conversa que, inevitavelmente, se foca na evolução da extrema-direita na Europa e no Mundo.

 
 
 
Patrícia Reis sobre "A Desobediente": "Esta obra é uma conversa íntima, em vários momentos sussurrada ao ouvido"
 
 

Vida

 

O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, regressa na próxima semana com uma conversa sobre o livro "A Desobediente - Biografia de Maria Teresa Horta". Numa antevisão, Patrícia Reis explica ao SAPO24 como chegou à escrita desta obra, que considera importante para dar a conhecer "a vida de alguém que fez tanto pela literatura, pelo jornalismo, pelo feminismo".