Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 08 jul 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Quais as escolas que "chumbaram" nos exames do Secundário?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Feitas as contas, quase uma em cada dez escolas teve média negativa nos exames nacionais do secundário em 2021, o que revela uma descida das notas em relação ao ano anterior.

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, os exames nacionais realizados em 2021 continham várias perguntas opcionais e as provas não eram obrigatórias para a conclusão do secundário.

No entanto, no ano passado, aumentaram os itens de resposta obrigatória e diminuíram as perguntas opcionais em número e valorização e as notas desceram: Das 487 escolas observadas, 41 obtiveram média negativa nos exames realizados pelos seus alunos, ou seja, 91,6% teve média positiva.

A maioria dos “chumbos” aconteceu em escolas públicas: 38 num universo de 416 escolas públicas, contra três de escolas privadas num universo de 71 colégios — para saber em pormenor o lugar das escolas no ranking, leia este artigo.

Mas a média das notas das escolas públicas voltou a aproximar-se dos colégios, agora com uma diferença de 1,4 valores (numa escala de 0 a 20).

No ano passado, a média nacional dos alunos dos colégios foi de 12,7 valores (no ano anterior foi de 14,3) e das públicas foi de 11,3 valores (12,8 no ano anterior), o que mostra uma descida da média geral das notas.

Quanto às notas das principais disciplinas, este é o resumo:

- As notas no exame nacional de Português subiram em 2021 em relação ao ano anterior, contrariando a tendência generalizada de descida das médias;

- Já quanto a Matemática A, a maioria das escolas teve média positiva nos exames nacionais, voltando a destacar-se os colégios numa das disciplinas que mais desceu a média em relação ao ano anterior;

- Mais de metade das escolas secundárias tiveram, em 2021, média negativa no exame nacional de Física e Química, num ano em que as notas pioraram e a média nacional ficou abaixo dos 10 valores;

- No que diz respeito ao exame nacional de Biologia e Geologia, nove em cada dez escolas secundárias tiveram uma classificação média positiva no ano passado, apesar de as notas terem baixado em relação ao ano anterior.

Quanto ao futuro, soube-se hoje que as aulas arrancam até 16 de setembro. No calendário escolar agora conhecido, regressa-se ao modelo que existia antes da pandemia (e que obrigou a mexer nas férias de verão e da Páscoa para acomodar a vacinação contra a covid-19). Conheça aqui o calendário para os próximos dois anos letivos.

 
 
Patrícia Reis
 
 

Ninguém faz um aborto por gosto, senhores, faz-se por impossibilidade prática de gerar e criar uma criança, por falta de condições emocionais, físicas, financeiras. E faz-se porque a violação continua a ser um crime que acontece a todas as horas do dia. Continuar a ler

 
 
 
Manuel Cardoso
 
 

O maior problema de voar deixou de ser a turbulência e passou a ser a flatulência. Continuar a ler