Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 14 dez 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Ronaldo visita o Dragão, Benfica a contas com um Arsenal e o caminho do Braga que foi dar a Roma

 
 

Edição por Abílio dos Reis

O regresso de CR7 ao Dragão 

  • O FC Porto, a única equipa portuguesa e o único conjunto que não milita nos cinco principais campeonatos a disputar a Liga dos Campeões, vai receber a Juventus de Cristiano Ronaldo nos oitavos-de-final da competição milionária, ditou hoje o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).
  • Nos restantes embates, Atlético de Madrid - Chelsea e FC Barcelona - PSG fazem os jogos grandes da eliminatória. Nota ainda para os encontros entre Borussia Mönchengladbach - Manchester City e RB Leipzig - Liverpool.
  • Curiosidade adicional para deslindar aquilo que vai sair do encontro que vai opor Atalanta e Real Madrid, neste caso não só pelo que os italianos já mostraram ser capazes de fazer, mas sim pela inconsistência que os pupilos de Zidane têm demonstrado ao longo da época.

O copo meio cheio do Benfica e o copo a transbordar do Braga

  • Um SL Benfica - Arsenal e um Sporting de Braga - AS Roma fazem dois dos pratos principais a serem servidos nos 16-avos de final desta Liga Europa.
  • O vice-campeão português, finalista vencido da prova em 1983, 2013 e 2014, vai disputar a primeira mão no Estádio da Luz, em Lisboa, e a segunda em Londres, uma vez que não foi cabeça de série no sorteio, por ter terminado em segundo lugar no Grupo D, atrás do Rangers.

  • Já o Sporting de Braga vai defrontar os italianos do Roma. O clube minhoto, finalista da segunda prova europeia de clubes em 2011, terá pela frente a equipa treinada pelo português Paulo Fonseca.
  • Por ter terminado no segundo lugar do Grupo G, atrás do Leicester, o conjunto treinado por Carlos Carvalhal vai disputar a primeira mão em casa, em 18 de fevereiro, e a segunda na capital italiana, em 25 de fevereiro.

Colégio Eleitoral vota esta segunda-feira para eleger o Presidente dos EUA

  • Os 50 estados norte-americanos reúnem hoje os seus Grandes Eleitores, que escolherão o próximo Presidente dos Estados Unidos, não sendo esperadas surpresas que impeçam a eleição do democrata Joe Biden.
  • O Colégio Eleitoral é o grupo de Grandes Eleitores requerido pela Constituição norte-americana para eleger o Presidente e o vice-Presidente, após as eleições que decorrem a cada quatro anos, em função da votação em cada estado.
  • Nas eleições de 2016, pela primeira vez desde 1808, vários Grandes Eleitores votaram contra o candidato presidencial que deveriam representar: cinco democratas rebelaram-se contra a candidata presidencial Hillary Clinton (nos estados de Washington e Hawai) e dois republicanos rebelaram-se contra Donald Trump (no Texas).
  • Todavia, os analistas dizem que, este ano, os dois partidos tiveram cuidados acrescidos na escolha dos delegados do Colégio Eleitoral, não sendo de esperar muitos dissidentes, apesar da contestação de votos por parte dos republicanos em vários estados.
 
 

Revista de Imprensa: A fusão da PSP e SEF, a confirmação da vitória de Biden e o ano zero em 2021

 
 

Público

- "Um ano para esquecer: 'Isto não acaba para o ano. 2021 vai ser o ano zero', o testemunho de um médico que sobreviveu à pandemia"

- "BdP identifica falha nos deveres de informação do Novo Banco"

- "Diretor da PSP defende em Belém fusão com o SEF à revelia do MAI"

- "Portugal: Dezembro já soma 20% de todas as mortes da pandemia"

- "Morreu John Le Carré, o maior dos mestres da espionagem"

Jornal de Notícias

- "Condutores jovens causam mais acidentes em contramão"

- "Vírus matou negócio dos casamentos"

- "Crise esmaga comércio tradicional no Porto"

- "Senhorios impedidos de terminar contratos"

 - "Reino Unido: Emigrante não consegue regressar a Portugal"

Jornal i

- "Presidenciais aquecem Marisa e Ana Gomes atacam Marcelo"

- "Espanha debate semana de trabalho de quatro dias"

Negócios

- "Pedro Nuno Santos: 'Estado ficará com 90 e muitos por cento da TAP'"

Correio da Manhã

- “Vai à GNR depois de matar PSP: José Fortuna capturado em Sintra”

- “Covid: 98 mortos pior dia de sempre”

A Bola

- “Benfica-Vilafranquense (5-0): Franco-atiradores: Goleada frente à equipa da Liga 2 e um reforço finalmente a mostrar-se”

Record:

- “Génova-Juventus (1-3): Ronaldo com novo bis de penálti”

O Jogo:

- “FC Porto-Tondela (2-1): Fórmula resolvente: Tal como no campeonato, Taremi e Marega fizeram a diferença num duelo que os beirões voltaram a complicar”

- “V. Guimarães-Santa Clara (0-1): Anticiclone dos Açores seca o Vitória”


Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24

 
 
Eduardo Cabrita: Reforma do SEF será anunciada "da forma adequada" pelo Governo "e não por um diretor de Polícia"
 
 

Atualidade

 

O ministro da Administração Interna afirmou hoje à agência Lusa que a projetada reforma no âmbito do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) será anunciada "da forma adequada" pelo Governo "e não por um diretor de Polícia".

 
 
 
Há 204 ventiladores a "serem verificados e reavaliados" antes de serem entregues aos hospitais, diz Lacerda Sales
 
 

Atualidade

 

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde falou aos jornalistas em Leiria, onde se encontra para acompanhar a situação epidemiológica na região.

 
 
 
14 de dezembro. Horários e restrições a ter em conta no dia de hoje
 
 

Atualidade

 

O novo período do estado de emergência em Portugal, que vigora até 23 de dezembro, iniciou-se a 9 de dezembro, com um total de 113 concelhos do continente em risco de transmissão de covid-19 extremamente elevado ou muito elevado. Não se perca, estas são as medidas e restrições.

 
 
 
John le Carré, o espião que se tornou escritor e fez brilhar o género
 
 

Atualidade

 

O escritor britânico John le Carré, falecido aos 89 anos, no sul da Inglaterra, trabalhou como espião antes de passar a escrever novelas que fizeram brilhar um género anteriormente ignorado pela crítica literária.

 
 
 
Da recuperação à entrada na bolsa de Nova Iorque: Airbnb, uma história de sucesso durante a pandemia
 
 

Economia

 

Num ano que se previa de crise, a Airbnb estreia-se na bolsa, arrecada, 3,5 mil milhões de dólares (cerca de 2,9 mil milhões de euros) eleva o valor de mercado da empresa para 115,5 mil milhões (cerca de 94 mil milhões de euros).

 
 
 
 
 

 
 

Os nomes das refeições, a norte do Minho, são muito familiares — e bem capazes de baralhar um português. Continuar a ler