Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 30 nov 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Um mau dia para andar de comboio

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal cumprem hoje uma greve de 24 horas, em conjunto com os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP), com a CP e a Fertagus a preverem perturbações na circulação.

De acordo com o balanço feito pela CP - Comboios de Portugal à Lusa, cerca das 08:20, estavam programados 252 comboios e foram efetuados 109, dos quais quatro de longo curso, 35 regionais, 39 urbanos de Lisboa e 31 urbanos do Porto.

“A greve está a ter uma grande adesão. Estão a ser cumpridos apenas os serviços mínimos, mas temos informação que pontualmente não foram cumpridos”, referiu José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Devido à greve, a CP referiu ainda que "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

Também a Fertagus, que liga Lisboa e Setúbal por comboio, "prevê poder realizar 25% da sua oferta normal de dia útil" esta quarta-feira.

 
 

Mundial do Qatar

 
 

Quem joga hoje:

  • 15:00 - Tunísia - França (SportTV1)
  • 15:00 - Austrália - Dinamarca (RTP1 e SportTV2).
  • 19:00 - Polónia - Argentina (SIC e SportTV1)
  • 19:00 - Arábia Saudita - México (SportTV2)

A polémica:

  • O Qatar retificou o número de trabalhadores que morreram nas obras dos estádios do Mundial2022 de "entre 400 e 500" para 40. O secretário-geral do Mundial2022, Hassan Al-Thawadi, afirmou que morreram 414 pessoas, mas referia-se ao período entre 2014 e 2020, e esse número incluía não só os trabalhadores que morreram na construção dos estádios do campeonato, que foram 40, mas também os de outros setores e no país inteiro.

Também é notícia:

  • A francesa Stéphanie Frappart vai apitar, na quinta-feira, o Costa Rica-Alemanha, da terceira jornada da fase de grupos do Mundial2022 de futebol, tornando-se na primeira árbitra a dirigir um encontro do Campeonato do Mundo masculino.
  • A Inglaterra, ao bater o País de Gales por 3-0, e os Estados Unidos, com um triunfo por 1-0 sobre o Irão, de Carlos Queiroz, qualificaram-se para os oitavos de final do Mundial.
  • O adepto que interrompeu o jogo entre Portugal e Uruguai, com uma bandeira do arco-íris, de apoio à comunidade LGBTQ+, e uma t-shirt de apoio à Ucrânia e às mulheres do Irão, foi banido do Mundial2022.

A frase: