Voto com hora recomendada
Edição por Rita Sousa Vieira
O Governo recomendou hoje aos eleitores que se encontram em confinamento obrigatório devido à covid-19 para votarem a 30 de janeiro entre as 18:00 e as 19:00, aconselhando os restantes cidadãos a fazê-lo entre as 08:00 e as 18:00.
O Conselho de Ministros aprovou hoje uma norma que contempla uma exceção para as pessoas em situação de confinamento obrigatório devido à covid-19 poderem sair de casa nesse dia.
A ministra da Administração Interna ressalvou que o Governo “não tem poderes para impedir as pessoas de votarem no horário que entenderem”, mas confia no civismo que os portugueses têm demonstrado.
Francisca Van Dunem disse também que o Governo não fez a recomendação para serem criados circuitos alternativos para os eleitores em isolamento votarem, explicando que “não é possível nesses espaços haver espaços diferenciados”.
A governante afirmou igualmente ser importante que “as pessoas tenham a preocupação de observar as regras de proteção”, como o uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social, além dos eleitores levarem uma "esferográfica individual" para votar.
Os temas quentes da campanha
O futuro do país discute-se aqui
Atualidade
Falta coragem aos políticos para reformar o sistema eleitoral. Enquanto isso não acontecer, Luís Marques Mendes teme que a Assembleia da República continue a degradar-se, não porque os políticos são "uns vigaristas", mas porque a maioria "é incompetente".
A marcar a atualidade