Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 25 jun 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A pronúncia da cidade ferida na asa

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

Foi na mesma a noite mais longa do ano, aqui na Invicta. Mas foi diferente. Porto, Gaia e Braga, as cidades do continente onde se festeja o São João com mais força, passaram a noite sem notícia de confusão, ajuntamentos, aglomerados descontrolados. Havia gente nas ruas? Sim, pequenos grupos, famílias numa breve caminhada noturna, a fazer as vezes duma rusga cancelada.

Isto no Porto, que de onde escrevo isto, no final do dia de São João. Final do dia, porém, que não é o dia da festa. Essa é à noite e madrugada fora, como bem lembraram os autarcas de Gaia e Porto, depois de a Direção-Geral da Saúde ter lançado, apenas esta manhã, já arrumada a pouca festa que houve, recomendações para os festejos em honra do santo com o cordeirinho aos pés.

As guerras Norte-Sul são antigas. Mas há momentos em que as temos de pôr de lado. E o facto de a região de Lisboa e Vale do Tejo ser a partir de hoje aquela que tem mais casos de infeção pelo coronavírus responsável pela covid-19 deve ser sinal de cautela para o país todo.

Os municípios à roda da capital, os das torres construídas à beira da Linha de Sintra, dos bairros nas margens do IC19, obrigaram aos passos atrás. O vírus nunca foi verdadeiramente democrático, nem andámos todos no mesmo barco.

Os pobres, que nunca chegaram a poder deixar de andar para o trabalho, são agora os mais afetados. Aqui no Norte, eram os mais idosos, indefesos nos lares, a ser fustigados. Mas no meu sul natal o vírus infiltrou-se pelos outros: são mais novos, pobres, sem o luxo do teletrabalho.

Lisboa e Vale do Tejo registou hoje 82,2% dos 367 novos casos de infeção. Segundo os dados divulgados hoje, a região teve mais 302 novos casos, o Centro mais 28 casos (7,6%), o Algarve mais 16 (4,3%), o Norte mais 10 (2,7%), o Alentejo mais nove infeções (2,4%) e os Açores dois novos casos (0,5%).

Assim, em números totais, Lisboa e Vale do Tejo tem agora 17.527 casos, o Norte 17.339, o Centro 4.042, o Algarve 552, o Alentejo 406, os Açores 146 e a Madeira 92 (sem alteração). Os três óbitos reportados hoje registaram-se na região de Lisboa.

A pandemia em Portugal incidiu inicialmente na região Norte e nas últimas semanas está a incidir especialmente na região de LVT, onde o crescimento dos casos levou o Governo a aplicar na terça-feira medidas restritivas específicas para a Área Metropolitana de Lisboa, incidindo sobretudo nos concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures.

Lisboa continua a ser o concelho com maior número de casos e está agora com um total de 3.191, mais 47 do que na terça-feira, enquanto Sintra está com um total de 2.370 casos, mais 45 do que na terça-feira. Loures tem 1.707 (mais 27 do que na terça-feira), a Amadora está com 1.511 (+32) e Odivelas com 1.017 (+32).

Já dos cinco concelhos do Norte com mais casos acumulados apenas Vila Nova de Gaia registou alterações desde segunda-feira, para um total de 1.628 casos (mais 11 casos na terça-feira e mais seis hoje). O Porto, com 1.414 infeções, Matosinhos, com 1.292, Braga, com 1.256, e Gondomar, com 1.093, não registaram alterações.

Estas contas mostram muitas coisas mas devem lembrar, sobretudo, que ainda não está tudo bem.

 
 
O Porto reinventou o São João para uma festa à moda da pandemia
 
 

Atualidade

 

A fazer frente à pandemia, o Porto celebrou a noite mais longa do ano dentro de portas. Com ruas praticamente vazias — mas não desertas — a Invicta viveu um São João diferente, mas viveu-o na mesma.

 
 
 
É Desta Que Leio Isto: "A Dulce Maria Cardoso escreve o texto mais completo sobre o drama que foi a descolonização"
 
 

Vida

 

O jornalista e presidente do Conselho de Administração da Agência Lusa, Nicolau Santos, é o convidado da próxima edição do "É Desta Que Leio Isto", o clube de leitura do SAPO24 em parceria com a MadreMedia. Quinta-feira, às 21h00, vamos debater o livro "O Retorno", da autoria de Dulce Maria Cardoso.

 
 
 
“Há muito mais em Portugal para lá de Lisboa”. A Web Summit vai ser remota, mas gravada em vários pontos do país
 
 

Atualidade

 

O CEO da Web Summit esteve esta tarde a elogiar os benefícios das conferências online. Portugal vai na mesma receber o evento, mas com várias mudanças. O formato ainda vai ser decidido — e o número de pessoas presentes em Lisboa será definido pelas autoridades de saúde portuguesas.

 
 
 
Patrícia Reis
 
 

Se há distância física, se há máscaras, se há cuidados a ter, e ainda bem que os temos, é crucial que os tenhamos, como é que os adolescentes vão descobrir o amor, o sexo, a vidinha que começa por essa altura? Continuar a ler

 
 
 
Marcelo recusa que pandemia esteja descontrolada e defende “medidas concretas e específicas” para região de Lisboa
 
 

Atualidade

 

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas à saída da nona reunião técnica realizada no Infarmed. Políticos e especialistas estiveram reunidos para fazer mais um ponto de situação.

 
 
 
Festa em parque de campismo de Grândola na origem de surto com 20 infetados
 
 

Atualidade

 

Uma festa de jovens num parque de campismo de Grândola, distrito de Setúbal, está na origem de um surto de covid-19 com 20 pessoas infetadas, confirmou hoje a Autoridade de Saúde Publica do Litoral Alentejano.

 
 
 
Um morto e nove infetados na urgência de Torres Vedras
 
 

Atualidade

 

Um dos oito doentes do Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras que testaram positivo para a covid-19 morreu hoje na unidade, onde dois profissionais estão também infetados, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

 
 
 
Acho Que Vais Gostar Disto: Entre santos e pecadores, são todos culpados
 
 

Vida

 

O meu nome é Mariana Falcão Santos e nesta edição de “Acho Que Vais Gostar Disto” sugiro-vos duas séries: uma fala sobre pecadores e a outra tenta ensinar-nos o caminho para o Céu. Pelo meio, descobri uma plataforma que agrega curtas-metragens e não podia deixar de a partilhar contigo. Curioso? É ler já de seguida.