Parece que a Geórgia é de Biden, mas a eleição ainda não
Edição por Abílio dos Reis
Ainda não há Presidente eleito nos Estados Unidos da América. E não se pode dizer que houve falta de aviso quanto à eventualidade de a decisão se prolongar durante uns dias.
Os meios de comunicação norte-americanos foram alertando para a possibilidade de forma sistemática durante os dias que antecederam a Election's Day, na última terça-feira: vai demorar até sabermos quem será oficialmente o eleito. Por isso, até Biden lançou ontem um apelo: "é preciso paciência".
No entanto, enquanto se aguarda e se puxa dos galões da serenidade, há uma novidade importante a assinalar. De acordo com as projeções da CNN, o candidato democrata passou para a frente na contagem de votos na Geórgia.
No limite, estado de emergência dura "até ao fim da pandemia". Mas não com as mesmas medidas em permanência. O primeiro-ministro esteve esta manhã na Antena 1, onde falou sobre o novo estado de emergência e a forma como vai ser vivido o Natal deste ano.
Parlamento vota hoje estado de emergência entre 9 e 23 de novembro
I Liga
Atualidade
Trump ou Biden? A eleição mais concorrida dos últimos tempos é também a mais demorada. Durante todo este processo de contagem de votos são várias as aprendizagens que podemos fazer com a política norte-americana. Continuar a ler
Revista de imprensa: O estado de emergência à porta e (ainda) as eleições na América
Atualidade
O primeiro-ministro, António Costa, esteve presente na assinatura dos protocolos "Campanha Natal 2020 – Compre cuidando de todos", em Lisboa, onde referiu os desafios do comércio em tempos de pandemia e que são necessários cuidados para se "ter um Natal tão parecido com o Natal que as nossas tradições nos foram ensinando a ter".
Atualidade
Trata-se de doentes que já tiveram alta, mas permanecem no hospital por falta de apoio fora da instituição. Na sua maioria são idosos e para aumentar o número de camas disponíveis a Segurança Social está a adotar medidas, como colocar estes idosos em lares. Em 13 hospitais da Grande Lisboa estão ainda 130 pessoas internadas e com alta médica.
Desporto
Duas equipas, duas ideias, um único caminho. Assim se resume o embate que opõe Manchester City e Liverpool. Chegou a hora da verdade para os dois grandes candidatos ao título inglês. Hoje analisamos o jogo grande da jornada oito da Premier League que coloca frente-a-frente Manchester City e Liverpool. De ambos os lados temos portugueses, maus momentos defensivos e uma necessidade enorme de dar um pontapé na crise e ganhar um jogo de forma mais confortável.