Editado por Beatriz Cavaca
Num anúncio inesperado, parece que a decisão que o país espera há mais de meio século está prestes a ser anunciáda hoje às 18h00, depois de um Conselho de Ministros extraordinário. É verdade, a opção escolhida pelo Executivo de Luís Montenegro para o novo Aeroporto de Lisboa será mesmo Alcochete.
A decisão terá seguido a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI).
Como as obras do novo aeroporto vão demorar cerca de 10 anos, o Governo vai também combinar com a ANA obras de reforço da capacidade do aeroporto da Portela.
Recorde-se que, de acordo com o relatório analisado pelo SAPO24, a opção mais barata para o novo aeroporto de Lisboa, segundo a Comissão Técnica Independente (CTI), era apontada como Humberto Delgado + Montijo, num valor de 3,8 mil milhões de euros.
Como opções mais caras, destacavam-se as localizações Campo de Tiro de Alcochete e Vendas Novas, com cada uma a custar mais de 9 mil milhões de euros: Alcochete (9,9 mil milhões de euros) e Vendas Novas (9,7 mil milhões). Mesmo sendo as mais caras, estes locais são também os escolhidos pela CTI como os dois melhores, sendo o Campo de Tiro de Alcochete o mais atrativo.
Assim, analisando os cinco fatores críticos de decisão, Alcochete liderava, de acordo com o relatório, em vários deles, nomeadamente segurança aeronáutica, acessibilidade e território, saúde humana e viabilidade ambiental, conectividade e desenvolvimento económico, investimento público e modelo de financiamento.
Recorde-se ainda que o Campo de Tiro de Alcochete encontra-se a 51 quilómetros do centro da cidade de Lisboa, estando a uma distância de 37 minutos. Caso exista uma linha de alta velocidade, o percurso poderá durar 27 minutos.
Num momento de grandes decisões sobre o novo aeroporto, pode ser interessante recordar a entrevista da jornalista Isabel Tavares a Maria do Rosário Partidário, coordenadora da Comissão Técnica Independente.