O critério "Proximidade" da cidade de Lisboa é explorado na secção "PT3 – Acessibilidades" do relatório da CTI.

Neste particular, este critério pressupõe a comparação de distâncias (métricas e temporais), ao longo das redes de transportes (rodo e ferroviárias), entre cada opção e dois espaços da cidade de Lisboa: a Praça Marquês de Pombal (entendida como centro da cidade) e a Estação do Oriente (enquanto interface principal de transportes).

Este critério de avaliação possui três indicadores específicos:

  • Distância por estrada até ao centro da cidade de Lisboa (quilómetros);
  • Tempo médio de deslocação em automóvel até ao centro da cidade de Lisboa (minutos);
  • Tempo médio de deslocação (tempo de espera e tempo de viagem) em transporte público até à Estação do Oriente (minutos).
 Distâncias por estrada ao centro de Lisboa, e por ferrovia à Estação do Oriente, para as OE únicas.
Distâncias por estrada ao centro de Lisboa, e por ferrovia à Estação do Oriente, para as OE únicas. créditos: DR

No que diz respeito às ligações por estrada, pode concluir-se que a opção mais vantajosa é efetivamente manter o Aeroporto Humberto Delgado, apenas a 7 quilómetros do centro da cidade e a 12 minutos de distância do centro, ou a 5 minutos do Oriente utilizando a rede de metro que abrange atualmente o local. Já a pior das opções é Santarém, que se localiza a 94 km do centro da cidade e a 67 minutos por estrada, ou 41 minutos pressupondo uma elevada frequência de comboios.

O Campo de Tiro de Alcochete, considerada a melhor opção para o novo aeroporto, encontra-se a 51 quilómetros do centro da cidade, estando a uma distância de 37 minutos. Caso exista uma linha de alta velocidade, o percurso poderá durar 27 minutos.

A segunda melhor opção, Vendas Novas, fica a 70 quilómetros de Lisboa e a 49 minutos de distância do centro, ou 29 minutos caso seja considerada uma linha de alta velocidade até à Estação do Oriente.

Vários destes tempos têm como principal pressuposto a criação de novos acessos rodoviários, bem como de novas linhas de comboio, fazendo apenas um aproveitamento limitado das opções atualmente disponibilizadas, em particular no que se refere aos transportes públicos. Neste campo, apenas o Aeroporto Humberto Delgado dispõe de transportes públicos nas suas proximidades, uma vez que já apresenta uma ligação ao metro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.