Antes do Natal: vacinação contra a gripe bate recorde de adesão
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou hoje que a vacinação contra a gripe bateu recorde no grupo de pessoas com 85 e mais anos de idade, ao serem vacinados mais de 285.000 cidadãos em três meses.
Segundo o relatório de vacinação sazonal da DGS hoje divulgado, entre 20 de setembro e 22 de dezembro deste ano, foram vacinadas mais de 285 mil pessoas com 85 ou mais anos de idade contra a gripe.
“A maior adesão registada desde o outono de 2022, correspondendo a uma cobertura de 83,58%. Simultaneamente, mais de 220.000 pessoas nesta faixa etária foram vacinadas contra a covid-19”, refere o documento.
A DGS realça no relatório que este “é o grupo mais vulnerável a complicações graves que podem resultar das infeções respiratórias”, nomeadamente, no outono e inverno.
“Trata-se de um marco positivo na prevenção de hospitalizações e óbitos no âmbito da resposta sazonal em Saúde, tendo beneficiado, pela primeira vez, do alargamento da gratuitidade da vacinação contra a gripe de dose elevada”, lê-se.
Desde o dia 17 de dezembro que a vacinação gratuita contra a gripe e a covid-19 ficou disponível para o grupo entre 50 e 59 anos, com a DGS a prever que chegue a 250.000 pessoas.
“No ano passado, vacinámos cerca de 250 mil pessoas dos 50 aos 59 anos e esperamos que este ano também consigamos alcançar este valor”, adiantou o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta-Santos, à agência Lusa.
Segundo o mesmo, a decisão de alargar a vacinação sazonal a esta faixa etária deve-se à disponibilidade de doses, tendo em conta que, atualmente, existem em ‘stock’ cerca de 400.000 vacinas contra a gripe.
Perante esta disponibilidade, e como tem sido habitual noutros anos, a DGS vai “dando a possibilidade de outros grupos etários se vacinarem gratuitamente”, referiu André Peralta-Santos.
“Ainda queremos vacinar mais pessoas, especialmente, no grupo de 60 ou mais anos”, referiu André Peralta-Santos, para quem a vacinação “é sempre um meio muito fácil” de proteção contra os efeitos mais nocivos da gripe e da covid-19.
André Peral-Santos reafirmou ainda a mensagem de que a vacina contra o coronavírus é segura e que a covid-19 continua a provocar doença grave, especialmente, nos mais idosos.
A DGS apela ainda, com o início do inverno, e com maior circulação de vírus respiratórios, a “todos os grupos elegíveis para que não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas”.
Como ser vacinado?
A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno 2024-2025 contra a gripe e a covid-19 arrancou em 20 de setembro em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país, com objetivo de vacinar 2,5 milhões de pessoas.
A vacinação pode ser feita nos seguintes locais:
- Farmácias Comunitárias que podem ser localizadas aqui e utilizadas por utentes dos 50 aos 84 anos e profissionais de saúde das farmácias;
- Unidades de saúde do SNS: para utentes dos 50 aos 84 anos, utentes com mais de 85 anos, profissionais e utentes/residentes de ERPI, similares e RNCCI, pessoas com patologias de risco, grávidas, profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes e profissionais de distribuição farmacêutica, pessoas em situação de sem abrigo e em estabelecimentos prisionais.
*Com Lusa
- 14:54
- A Câmara Municipal de Lisboa (CML) distribuiu hoje pelas diversas freguesias da cidade 57 contentores para deposição de lixo orgânico e reciclável, uma medida "mitigadora" para atenuar os efeitos da greve marcada pelos sindicatos da higiene urbana.
-
- 13:39
-
Já começou a viagem do Pai Natal. Veja onde anda o trenó
Hoje é o dia em que o Pai Natal percorre o mundo inteiro para entregar presentes às crianças. Existem dois sistemas em que se podem acompanhar a viagem do senhor barbudo.
-
- 13:06
-
American Airlines suspende todos os voos nos EUA durante o Natal
A American Airlines suspendeu todos os voos nos EUA na véspera de Natal devido a um problema técnico não especificado, avança a imprensa internacional.
-
- 12:00
-
Operação Natal. GNR regista nove mortes em 976 acidentes nos últimos quatro dias
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 976 acidentes com nove vítimas mortais, 26 feridos graves e 275 feridos leves desde as zero horas de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação “Natal e Ano Novo 2024/2025”.
-
- 11:24
-
A palavra NATAL em 12 lugares do mundo
Neste Natal, fazemos uma volta ao mundo por 12 nomes do Natal em 12 línguas diferentes. Ficamos a saber que há uma língua que chama Páscoa ao Natal!
-
- 10:39
-
Vacinação contra a gripe bate recorde de adesão das pessoas com 85 e mais anos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou hoje que a vacinação contra a gripe bateu recorde no grupo de pessoas com 85 e mais anos de idade, ao serem vacinados mais de 285.000 cidadãos em três meses.
-
- 10:36
-
Centenas de cristãos protestam em Damasco contra queima de árvore de Natal
Várias manifestações foram realizadas esta terça-feira nos bairros cristãos de Damasco em protesto contra a queima de uma árvore de Natal numa localidade do centro da Síria, informou um jornalista da AFP.
-
- 10:12
-
Sonda da NASA alcança hoje o recorde do objeto humano mais próximo do Sol
A sonda Parker da NASA prepara-se para se aproximar do Sol, passando hoje, na véspera de Natal, mais perto da estrela do que alguma vez esteve, para estudar a sua atmosfera.
-
- 09:57
-
Portas santas, peregrinações e indulgências: começa o Ano Santo da Igreja Católica. O que vai acontecer no Jubileu 2025?
Começa hoje a celebração do Jubileu, a festa religiosa organizada a cada 25 anos pelo Vaticano em Roma e que se estende a todo o mundo. Ao longo do próximo ano, espera-se que cerca de 30 milhões de peregrinos visitem a capital italiana. Em véspera de Natal, o Papa Francisco abre a Porta Santa da Bas
-
- 09:35
-
Presidente do Brasil exclui golpistas do tradicional perdão de Natal
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, excluiu os golpistas que o tentaram derrubar em 08 de janeiro de 2023 do tradicional perdão concedido por ocasião do Natal.
-
- 09:33
-
Assassinato de CEO. Apoiantes de Mangione angariam quase 200 mil dólares para pagar a sua defesa
Apoiantes de Luigi Mangione, suspeito de ter matado a tiro o diretor executivo da UnitedHealthcare, Brian Thompson, angariaram já 189 mil dólares para pagar a sua defesa e garantir "o seu direito constitucional a uma representação legal justa".
-
- 12:09
-
Presidente Biden muda sentenças de 37 dos 40 condenados à morte a nível federal
O Presidente norte-americano, Joe Biden, comutou hoje as penas de 37 das 40 pessoas condenadas à morte, a menos de um mês do regresso de Donald Trump, que reiniciou, no seu mandato, as execuções a nível federal.
-