O que esperar do próximo Papa? Da igualdade de género, aos direitos LGBTQ e abusos sexuais
O Papa Francisco trouxe novos fiéis para a Igreja Católica, aparentemente mais aberta e liberal. As mulheres aproximaram-se da fé, abriu-se espaço para fiéis da comunidade LGBTQIA+, a diplomacia e honestidade de Francisco quebraram estereótipos. Os desafios não vão ser poucos para Leão XIV.
Unidade
Desde a restrição da missa em latim até ao acolhimento dos migrantes, o Papa Francisco foi alvo de críticas internas sem precedentes nos seus 12 anos de pontificado.
Uma ala conservadora, especialmente no episcopado americano e africano, também o criticou pela abertura em relação aos leigos e às mulheres. A decisão de abrir caminho para a bênção de casais homossexuais no final de 2023 provocou uma forte reação.
E, por essas razões, o próximo Papa terá que amenizar o atrito entre as diferentes correntes dentro de uma Igreja onde coexistem sensibilidades culturais muito diversas.
O envolvimento dos protagonistas da Igreja em todos os níveis, também será uma questão central. Mais do que ponte, espera-se deste Papa capacidade de reação, honestidade e sensibilidade para com o contexto social e político que o rodeia.
Pedofilia
Apesar das muitas medidas tomadas para combater o abuso infantil na Igreja, como a revogação do segredo pontifício e a obrigação de denunciar os casos à hierarquia, as associações de vítimas expressaram alguma deceção perante as reações do Papa Francisco.
Esta questão é um dos maiores desafios para a Igreja e os escândalos podem continuar a abalar as instituições religiosas nas conferências episcopais de vários países, principalmente os mais vulneráveis a dinâmicas de poder e controlo de informação.
Muitos países asiáticos e africanos consideram essa questão um tabu. Mas na Europa não foi diferente, Itália, por exemplo, não iniciou uma investigação independente sobre os casos.
A ONG Bishop Accountability, que documenta a violência clerical, pede leis que obriguem a destituição de qualquer abusador comprovado e a publicação dos nomes dos padres condenados pelo direito canónico.
Diplomacia
Apesar de só ser eleito por um grupo restrito de homens, o papa também é um chefe de Estado e uma autoridade moral cuja voz importa num mundo atormentado por grandes conflitos, como na Ucrânia, Sudão e Gaza. O mundo passa por uma transformação caracterizada pela ascensão de governos populistas, pelos perigos associados ao desenvolvimento da inteligência artificial e por uma emergência ecológica, espera-se que adote um pensamento moderno, e seja proativo.
Francisco irritou Israel, a Ucrânia, a Rússia e os Estados Unidos com as suas declarações às vezes abruptas sobre conflitos e migrantes. O seu sucessor escolherá a flexibilidade para acalmar as relações? Principalmente com os seus compatriotas norte-americanos?
Também se espera saber quais serão suas posições sobre imigração, tema central do pontificado de Francisco, e uma das mais criticadas na administração de Trump.
Entre as demais questões está a delicada relação com a China, com a qual a Santa Sé renovou um acordo sobre a nomeação de bispos.
Mulheres
Francisco foi uma referência Igreja na mudança no conservadorismo e na discriminação de género dentro da Igreja. Qual vai ser o lugar que as mulheres vão ocupar nos próximos anos? De serventia? Ou de facto a narrativa de conceder às mulheres a capacidade de liderança e decisão vai solidificar-se?
Francisco abriu portas ao nomear mulheres para cargos importantes, como a primeira a líderar Dicastério da Cúria em janeiro. Mas as esperanças das associações feministas de uma abertura ao diaconato feminino foram frustradas pelos resultados da última assembleia mundial sobre o futuro da Igreja.
Há expectativas sobre a posição do novo Papa a respeito do papel dos leigos, que Francisco fortaleceu ao introduzir maior horizontalidade na Igreja.
Finanças
Outro tema fundamental abordado nas "congregações gerais" são as reuniões prévias ao conclave.
Francisco reformou profundamente a gestão financeira da Santa Sé que, no entanto, enfrenta um défice orçamentário crónico e uma redução nas doações dos fiéis.
Escândalos de desvio de dinheiro também afetaram a sua imagem, inclusive durante o pontificado de Francisco.
Estilo
Próximo dos fiéis, o argentino Francisco quebrou os códigos com um estilo singular, que o levou a recusar aceitar os aposentos papais para ir morar na sóbria residência de Santa Marta, a circular num simples Fiat 500, a responder cartas de fiéis ou a aceitar o chá oferecido a pelos peregrinos durante grandes congregações.
Mas também foi criticado pelo estilo muito pessoal de governação, às vezes considerado autoritário, e pela sua excecional capacidade de comunicação: falava muito em público sobre diversos temas, às vezes preocupando os diplomatas da Santa Sé.
O próximo Papa terá que conseguir mostrar-se próximo dos fiéis sem dar a impressão de "imitar" Jorge Mario Bergoglio, e terá que encontrar uma nova maneira de imprimir o seu próprio estilo.
- 19:48
- A PSP anunciou hoje um “policiamento dinâmico” para o dérbi entre Sporting e Benfica deste sábado, da 33.ª jornada da I Liga, que poderá decidir o campeão nacional de futebol em 2024/25.
-
- 18:59
-
As primeiras imagens do novo Papa
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi hoje eleito Papa pelos 133 cardeais reunidos em Roma e assumiu o nome de Leão XIV.
-
- 18:47
-
Guiné-Bissau vai vacinar mais de 2 milhões de pessoas contra febre amarela
A Guiné-Bissau inicia sexta-feira uma campanha de dez dias para vacinar mais de dois milhões de pessoas contra a febre-amarela, disse hoje à Lusa o coordenador nacional da vacinação, Mário Tami, afeto ao Ministério da Saúde Pública.
-
- 18:21
-
Robert Prevost, Leão XIV. Quem é o primeiro Papa norte-americano?
O Cardeal Robert Francis Prevost, antigo prefeito do Dicastério para os Bispos, é um prelado nascido em Chicago, com opiniões próximas do Papa Francisco, que passou muitos anos como missionário no Peru antes de ser eleito chefe dos Agostinianos por dois mandatos consecutivos.
-
- 18:18
-
Donald Trump: “Uma grande honra para o nosso país”. As reações ao Papa Leão XIV
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi hoje eleito Papa pelos 133 cardeais eleitores, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV. As reações começam a chegar.
-
- 17:56
-
Raimundo recusa cair na "casca de banana" do Governo sobre lei da greve
O secretário-geral do PCP afirmou hoje que a sugestão de alteração à lei da greve é "uma casca de banana" em que a CDU não cai, insistindo que está nas mãos do Governo o fim da paralisação na CP.
-
- 17:39
-
Bad Bunny afinal dará dois concertos em Lisboa no próximo ano
A passagem do cantor porto-riquenho Bad Bunny por Portugal, em maio do próximo ano, irá incluir mais uma data, anunciou hoje a promotora Live Nation Portugal.
-
- 17:33
-
Programa do Governo da Madeira aprovado pela maioria PSD/CDS-PP
A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou hoje o Programa do XVI Governo Regional para o período 2025-2029, apenas com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP.
-
- 17:11
-
Explica-me Isto: o que esconde o Conclave
Fumo branco ou preto, portas trancadas e silêncio absoluto: o conclave é um dos processos mais misteriosos e solenes da Igreja Católica. Mas o que está por trás deste ritual secular que escolhe o novo Papa?
-
- 17:08
-
"Habemus Papam". Robert Prevost eleito Papa, espera-se um construtor de pontes
O fumo branco que sai pela chaminé da Capela Sistina é o primeiro sinal da eleição do novo Papa. A multidão na Praça de São Pedro salta de alegria com o anúncio. Os sinos tocam em Roma. Minutos depois chega a notícia completa: Robert Prevost é o novo pontífice.
-
- 16:07
-
Dia da Vitória. Cerimónias para assinalar os 80 anos desde o fim do nazismo com a guerra como pano de fundo
Comemorações decorrem por todo o Reino Unido e Europa sob o pano de fundo do conflito na Ucrânia.
-
- 15:41
-
Processo Picoas. Ex-CEO da Altice constituído arguido
Alexandre Fonseca, ex-CEO da Altice, foi constituído arguido no Processo Picoas, avança a SIC Notícias.
-
- 15:13
-
"O fim do sonho americano". Pai de venezuelano deportado para El Salvador não tem notícias do filho há um mês
Merwil Gutiérrez, 19 anos, é um dos mais de 200 venezuelanos deportados para El Salvador em março pela administração de Donald Trump, mesmo não tendo antecedentes criminais. Depois de um mês e meio na prisão, a família ainda não tem notícias do seu paradeiro.
-
- 12:58
-
"Espiões – A épica guerra de espionagem entre o Leste e o Ocidente". Um conflito que dura há um século
"Espiões" é a história da guerra secreta que a Rússia e o Ocidente têm vindo a travar há mais de um século. A espionagem, a sabotagem e a subversão foram os meios utilizados pelo Kremlin para equilibrar a desigualdade de recursos entre o Leste e o Ocidente antes, durante e depois da Guerra Fria. A i
-
- 12:37
-
E se respirar fosse um desafio diário?
Para muitos portugueses, a asma é uma doença respiratória crónica que continua a ser desvalorizada, mal compreendida e frequentemente mal controlada. Esta semana é o tema do episódio do podcast Top Of Mind, a médica Isabel Rezende ajuda a perceber e a ajudar a vida de tanta gente, porque asma não é
-
- 12:08
-
Conclave: um pequeno falso alarme com fumo branco
Depois do fumo negro desta manhã, quem continuou na Praça de São Pedro viu ainda fumo branco, mas tudo não terá passado de falso alarme.
-
- 11:52
-
EUA estabelece acordo "histórico" com Reino Unido
Presidente dos Estados Unidos da América avançou hoje com o ‘primeiro anúncio’ de acordo comercial e afirma que ‘muitos outros acordos se seguirão’.
-
- 11:05
-
Apagão: Governo alarga prazo para pagamento do IMI até final de junho
O Governo alargou até final de junho o prazo para pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) devido a “constrangimentos técnicos” associados ao “apagão” que atrasaram o envio de muitas notas de cobrança pela Autoridade Tributária (AT).
-
- 11:02
-
Fumo negro à noite, fumo negro de manhã. Recorde os dois momentos
As primeiras três votações deste Conclave ainda não conduziram à eleição do próximo Papa.
-
- 10:06
-
Putin decreta cessar-fogo de três dias para comemorar o aniversário da vitória. Kiev acusa Moscovo de quebrar as tréguas
A trégua de três dias decretada unilateralmente pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, entrou em vigor nesta quinta-feira, uma medida denunciada como uma farsa pela Ucrânia, mas que, segundo o Kremlin, colocará à prova a vontade de Kiev para negociar.
-
- 08:38
-
Segundo dia de greve na CP volta a ter 100% de adesão
A adesão ao segundo dia de greve dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal era às 07:30 de 100%, com toda a circulação parada, disse à Lusa fonte sindical.
-
- 08:34
-
Fátima. A inteligência artificial está a dar vida aos três pastorinhos
Canal de YouTube transforma fotografias históricas dos três pastorinhos em imagens com movimento, numa tentativa de criar um “portal sensorial para o passado”.
-
- 08:05
-
A Reviravolta regressa para a segunda temporada com as moções que mudaram governos
Com os olhos postos nas eleições legislativas antecipadas, que resultam da queda do Governo depois de uma moção de confiança, o SAPO24 desafia os seus leitores e ouvintes a viajar pela história da política portuguesa, explorando as moções que, tal como esta, moldaram o rumo do país.
-
- 07:33
-
O que está a acontecer entre a Índia e o Paquistão?
Depois dos ataques a 22 de abril no lado indiano de Caxemira, que vitimaram 26 pessoas, o antigo conflito voltou a causar tensões no território disputado pela Índia e o Paquistão. O risco de escalada da disputa com raízes históricas entre as duas potências nucleares tem provocado uma sensação de inc
-