Um dia difícil em Israel. Como foi a primeira entrega de corpos de reféns do Hamas?
Centenas de pessoas reuniram-se em Israel com bandeiras para prestar homenagem aos quatro reféns mortos que foram devolvidos esta quinta-feira pelo Hamas.
"É um dia de luto nacional, sentimos que eles faziam parte da nossa família, tivemos esperança até ao último momento", afirmou Gersende Grynszpan, uma mulher de 49 anos que esteve na "Praça dos Reféns" em Telavive.
"Este é um dos dias mais difíceis desde 7 de outubro", disse Tania Coen Uzzielli, de 59 anos, também presente na praça.
Como aconteceu a entrega dos corpos?
Os combatentes do Hamas, armados e encapuzados, entregaram perto de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, quatro caixões que dizem conter os corpos de Shiri Bibas e dos seus dois filhos Ariel e Kfir, de origem argentina, e de Oded Lifshitz.
Cada caixão tinha a fotografia de um refém e o palco estava enquadrado com uma faixa com a frase “O criminoso de guerra Netanyahu e o seu exército nazi mataram-nos com mísseis de aviões sionistas” em três línguas, incluindo o hebraico.
Esta foi a primeira vez desde o início da guerra entre Israel e Hamas em Gaza, após o ataque de 7 de outubro, que o grupo palestiniano entregou restos mortais de reféns israelitas.
O que diz Israel?
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que os israelitas estão “loucos de raiva” contra o Hamas, que prometeu eliminar, depois de o grupo ter exibido os caixões.
“Estamos todos loucos de raiva contra os monstros do Hamas”, afirmou numa declaração em vídeo, citado pela agência francesa AFP.
“Vamos trazer de volta todos os nossos reféns, destruir os assassinos, eliminar o Hamas e, juntos, com a ajuda de Deus, garantir o nosso futuro”, acrescentou.
É a única crítica à forma como decorreu a entrega?
Não. O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) reiterou que a devolução de restos mortais de reféns mantidos em Gaza deve ser "realizada em privado, com o máximo respeito ao falecido e aos enlutados".
"Fomos inequívocos: todas as libertações, tanto de vivos como de falecidos, devem ser realizadas com dignidade e privacidade", acrescentou.
Também a ONU denunciou maneira como o Hamas encenou a entrega dos corpos.
"O desfile de corpos da maneira vista esta manhã é abominável e cruel, e vai contra o direito internacional. Pedimos que todos as entregas sejam conduzidos com privacidade, com respeito e cuidado", afirmou o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.
Quanto há nova entrega de reféns?
O Hamas vai entregar seis reféns no próximo sábado.
Sabe-se também que um dos seis é um cidadão com nacionalidade portuguesa: "Omer Shem Tov, que estava em processo de obtenção da nacionalidade e que já a terá obtido, segundo a embaixadora de Portugal em Israel".
Desde o início das tréguas, a 19 de janeiro, foram libertados perto de 20 reféns em troca de centenas de prisioneiros palestinianos detidos em Israel.
No total estimava-se que 33 reféns israelitas fossem libertados em troca de quase dois mil prisioneiros palestinianos durante as seis semanas iniciais da trégua.
Israel diz ter recebido informações do Hamas de que oito dos reféns foram mortos no ataque do Hamas, ou morreram mais tarde, já em cativeiro.
- 19:28
- O vice-presidente norte-americano, J.D. Vance, defendeu hoje a estratégia do Presidente, Donald Trump, para negociar a paz na Ucrânia e assegurou que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia está perto do fim.
-
- 19:00
-
Parlamento confirma em plenário levantamento da imunidade de Miguel Arruda
A Assembleia da República confirmou hoje, em sessão plenária, o levantamento da imunidade parlamentar de Miguel Arruda, deputado açoriano eleito pelo Chega que está acusado de oito crimes de furto qualificado no aeroporto de Lisboa.
-
- 18:50
-
Livraria Lello compra e expõe livros de Amy Winehouse. Artista "dava beijos nas páginas com baton vermelho"
A Livraria Lello, no Porto, comprou e vai expor a biblioteca privada de Amy Winehouse, “uma janela” para a identidade da artista que colecionou teatro, ficção e banda desenhada e imprimiu os seus lábios vermelhos em várias obras.
-
- 18:37
-
Papa Francisco "a melhorar ligeiramente"
O Vaticano atualizou esta tarde o boletim clínico do Papa Francisco.
-
- 17:45
-
Governo elimina obrigação de reporte de juros e subsídio de refeição no IRS
O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que elimina a obrigação de reporte, na declaração do IRS, de rendimentos não sujeitos a IRS, como o subsídio de refeição, e os sujeitos a taxas liberatórias, como os juros.
-
- 17:08
-
A casa dos horrores e a tolerância zero
Numa geração, Portugal passou a comparar-se com países como o Ruanda ou o Botsuana em termos de corrupção. Que orgulho, não é? Os partidos não podem apenas lavar as mãos como Pilatos, isso não basta. Têm de mudar as regras do jogo, assumir uma política de tolerância zero.
-
- 17:03
-
"Long Live The King": Trump pisca o olho às monarquias e partilha falsa capa da Time a usar uma coroa
O presidente norte-americano Donald Trump tem adotado cada vez mais imagens monárquicas, à medida que continua as suas medidas drásticas para refazer o governo à sua imagem.
-
- 16:47
-
Mau tempo. Alerta de agitação marítima no norte de Portugal continental para sexta e sábado
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram hoje para "um agravamento considerável" das condições meteorológicas e de agitação marítima no norte de Portugal continental, a partir das 00h00 de sexta-feira e até às 12h00 de sábado.
-
- 16:33
-
Os 30 anos da Acreditar celebram-se com concerto solidário na Casa da Musica
No próximo sábado, dia 22 de fevereiro, às 18h00, a Casa da Música vai ser palco do Concerto Solidário dos 30 Anos da Acreditar.
-
- 15:43
-
"Herodes, o Grande". Foi este o rei que ordenou o Massacre dos Inocentes para matar Jesus?
Em "Herodes, o Grande: Rei Judeu num Mundo Romano", o historiador Martin Goodman desconstrói os mitos acerca do reinado de uma das figuras mais controversas da história da Judeia, conhecido como um déspota insatisfeito e cruel, perseguidor de rabinos, que cometeu atos de extrema violência, inclusive
-
- 14:14
-
Vasco Cordeiro diz que está a preparar saída da política
O socialista Vasco Cordeiro, que deixou hoje de ser presidente do Comité das Regiões Europeu, revelou que está a preparar a saída da política ativa, mas que se mantém, para já, nos cargos para os quais assumiu compromissos.
-
- 13:55
-
Patrícia Reis sobre "A Desobediente": "Esta obra é uma conversa íntima, em vários momentos sussurrada ao ouvido"
O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, regressa na próxima semana com uma conversa sobre o livro "A Desobediente - Biografia de Maria Teresa Horta". Numa antevisão, Patrícia Reis explica ao SAPO24 como chegou à escrita desta obra, que considera importante para dar a conhecer "a vid
-
- 13:43
-
Sandálias Birkenstock não são obras de arte, diz a justiça alemã
As famosas sandálias Birkenstock não podem ser consideradas obras de arte, decidiu um tribunal alemão esta quinta-feira, uma derrota para a marca que procura proteção de direitos de autor para os seus produtos.
-
- 12:38
-
Rubiales condenado a multa de mais de 10 mil euros por beijo não consentido a Hermoso
O ex-presidente da federação espanhola de futebol Luis Rubiales foi hoje condenado a pagar uma multa por agressão sexual à jogadora Jenni Hermoso, por a ter beijado sem consentimento na final do Mundial2023.
-
- 11:37
-
Guarda Suíça prepara funeral do Papa? "Não há formação ou medidas especiais durante o período de hospitalização"
Alguns meios internacionais avançaram no dia de ontem que a Guarda Suíça, responsável pela segurança do Papa e do Vaticano, estaria já a preparar movimentações especiais na hipótese de morte do Santo Padre. Mas tal não se verifica.
-
- 07:05
-
Maior e mais rápido que o Titanic: navio transatlântico histórico vai tornar-se o maior recife artificial do mundo
O histórico navio transatlântico norte-americano SS United States, que um condado da Florida planeia transformar no maior recife artificial do mundo, partiu do rio Delaware, na quarta-feira, naquela que é a sua viagem final.
-
- 06:58
-
Carlos Paredes ia gostar de saber que o país ainda ouve guitarradas. Estas são as atividades para o homenagear
Em 2025, Carlos Paredes comemorava cem anos de uma vida dedicada à cultura da guitarra portuguesa e à canção de Coimbra. Um sonho que acabou mais cedo do que devia, mas que ficou marcado na música tradicional portuguesa para a eternidade. Hoje, o país mobiliza-se para o homenagear.
-
- 06:57
-
O Ocidente deixou de ser uma referência e a Europa passa a ser um alvo
Elon Musk tem um interesse que explica o furibundo ataque que ele, o amigo que ajudou a instalar na Casa Branca, e parceiros, estão a desencadear contra a Europa. Ficou verbalizado na semana passada, em Munique, por JD Vance, vice na presidência dos EUA: “é a liberdade de expressão”.
-