Os cardeais reunidos na Capela Sistina elegeram o 267.º bispo de Roma e também líder da Igreja Católica no segundo dia do Conclave.

O norte-americano Robert Francis Prevost, que assumiu o nome de Leão XIV, tem 69 anos e é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.

Aos primeiros instantes de fumo branco, a multidão na Praça de São Pedro gritou e aplaudiu, atitudes que continuaram quando o novo Papa foi apresentado na varanda da basílica.

"A paz esteja com todos vós", começa por dizer Leão XVI no seu primeiro discurso. "Irmãos e irmãs, este é a primeira saudação de Cristo ressuscitado que deu a vida pela Igreja de Deus. Quero que esta saudação entre no vosso coração e chegue às vossas famílias, onde estejam, a toda a terra".

"Esta é a paz desarmada e paz desarmante, humilde e perseverante. Vem de Deus, que nos ama a todos, incondicionalmente. Ainda conservamos nos nossos ouvidos a voz fraca mas sempre corajosa do Papa Francisco que abençoava Roma", lembrou. E deixou também um agradecimento que despertou aplausos: "Obrigado ao Papa Francisco".

Tal como o anterior pontífice, Leão XIV lembra a necessidade de construir pontes. "Ajudem-nos também, a uns e outros, a construir pontes com diálogo, encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo sempre em paz".

"Queremos ser uma Igreja sinodal, que caminha, que procura sempre a paz, estar perto especialmente dos que sofrem", acentuou.

Noutra aproximação ao Papa Francisco, o novo pontífice centrou também o seu discurso em Nossa Senhora e rezou uma Ave Maria.

Leão XIV enviou ainda uma saudação, em espanhol, à sua "querida diocese de Chiclayo", no Peru.

O cardeal Robert Francis Prevost era até agora Prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 12 de abril de 2023 e é considerado um progressista.

Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru, nasceu em 14 de setembro de 1955 (tem 69 anos) em Chicago nos Estados Unidos da América, é considerado da linha progressista do colégio cardinalício.

Segundo informações disponibilizadas pelo Vaticano, em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.), tendo feito os votos solenes em 29 de agosto de 1981.

Estudou na União Teológica Católica de Chicago, licenciando-se em Teologia.

Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem para Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de S. Tomás de Aquino.

Foi ordenado padre em 19 de junho de 1982, tendo estado a trabalhar na missão de Chulucanas, Piura, no Peru, entre 1985 e 1986.