O candidato presidencial Luís Marques Mendes defendeu hoje uma maior ambição de Portugal na política internacional, criticando o "silêncio absolutamente insuportável" sobre a crise humanitária em Gaza e pedindo uma "condenação firme" dos ataques israelitas.
Milão, Itália, 03 jun 2025 (Lusa) - A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, comprometeram-se hoje a trabalhar em conjunto com vista a "uma Europa mais soberana, mais forte e mais próspera", no final de uma longa reunião bilateral em Roma.
O cantor Toy, o apresentador António Sala e a antiga militante da IL Carla Castro são três das mais de 100 figuras que integram a comissão de honra da candidatura presidencial de Luís Marques Mendes, presidida por Leonor Beleza.
O espanhol Carlos Alcaraz prosseguiu hoje a defesa do título em Roland Garros, ao qualificar-se para as meias-finais com uma vitória em três sets frente ao tenista norte-americano Tommy Paul.
Os Estados Unidos consideram que a ajuda humanitária à Faixa de Gaza entregue por uma organização que apoiam com Israel foi "um sucesso" que poderá ser melhorado, apesar de 27 mortes hoje num centro de distribuição no território.
O Fundo Ambiental aprovou 13 candidaturas, num total de 1,078 milhões de euros, para reabilitar e beneficiar povoamentos de pinheiro bravo, aumentando a área para a extração de resina natural, anunciou hoje o Governo.
Um cidadão português foi hoje considerado, por decisão unânime de um júri popular espanhol, culpado do homicídio de quatro pessoas num atropelamento múltiplo em 06 de novembro de 2022 nos arredores de Madrid.
Testemunhas arroladas por Fernando Saúl acusaram apoiantes do atual presidente do FC Porto, André Villas-Boas, de terem insultado o antigo presidente, na Assembleia Geral (AG) do clube em novembro de 2023, no âmbito da Operação Pretoriano.
José Pedro Aguiar-Branco, do PSD, foi hoje reeleito presidente da Assembleia da República, com 202 votos a favor, a segunda maior votação para este cargo, apenas atrás dos 204 votos obtidos por Jaime Gama, do PS, em 2009.
A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal efetuou hoje buscas na Câmara Municipal do Montijo e numa empresa, por suspeitas de corrupção na adjudicação de obras públicas sem o cumprimento das regras de contratação pública, anunciou aquela força policial.
Um tribunal russo condenou hoje um jovem com paralisia cerebral a 12 anos de prisão por alta traição por ter enviado 3.000 rublos (cerca de 33 euros) a um ucraniano, noticiou a plataforma independente Mediazona.
A nova ligação aérea, entre a ilha Terceira e São Francisco (EUA), operada pela companhia aérea TAP, a partir de hoje, aproxima os Açores e a diáspora e potencia o turismo, considerou o vice-presidente do Governo açoriano.
O ministro da Justiça francês lamentou hoje que as penas impostas a alguns dos detidos pelos graves distúrbios em Paris após a conquista do PSG da Liga dos Campeões "já não sejam proporcionais à violência" que o país vive.
A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos do Seixal pediu uma reunião de urgência com a administração da Transtejo Soflusa, face ao "sistemático incumprimento de horários e de ligações suprimidas nas ligações fluviais entre o Seixal e Lisboa".
O segundo dia de greve parcial dos trabalhadores da Carris, que opera em Lisboa, registou até às 11:00 de hoje uma adesão de 4,4%, um número semelhante ao do primeiro dia, disse à Lusa fonte da empresa.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, o relatório da comissão de verificação de poderes que inclui quase 30 substituições de deputados e duas renúncias.
As autoridades russas encerraram hoje a ponte de Kerch, que liga a Crimeia à Rússia continental, depois de os serviços secretos da Ucrânia terem anunciado que causaram danos nas fundações da infraestrutura.
Os dois detidos em prisão preventiva por suspeitas de incendiarem um autocarro nos tumultos após a morte de Odair Moniz foram libertados a pedido do Ministério Público, que mantém o caso em segredo de justiça e em investigação.
O ministro da Presidência considerou hoje que o aumento demográfico resultante da entrada de imigrantes em Portugal nos últimos anos constitui um “desafio de décadas” para governos e sociedade portuguesa.
Um novo aumento das tarifas dos EUA de mais dez pontos percentuais custará à economia mundial mais de um ponto do Produto Interno Bruto (PIB) após dois anos e até 1,6 pontos aos EUA, segundo a OCDE.
As Nações Unidas aumentaram hoje para quatro milhões o número de pessoas que fugiu da guerra civil no Sudão, considerando que "este é um marco devastador na mais grave crise de deslocamento populacional do mundo".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai colocar ao serviço dos municípios uma previsão meteorológica, geofísica e climatológica “cada vez mais fina”, que permite “uma vigilância mais eficaz e adequada em termos espaciais e temporais”.
A Rússia reconheceu hoje que a resolução do conflito com a Ucrânia é "extremamente complexa", um dia depois de novas conversações russo-ucranianas na Turquia terem terminado sem um acordo de cessar-fogo.
O candidato da oposição Lee Jae-myung (centro-esquerda) é dado como vencedor das eleições presidenciais na Coreia do Sul, com 51,7% dos votos, segundo as projeções divulgadas após o encerramento desta votação com uma única volta.