Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 09 ago 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O fogo que arde e se vê

 
 

Edição por Alexandra Antunes 

É inevitável: altas temperaturas são sinónimo de incêndios, a cada verão. Os alertas repetem-se, ano após ano. As queimas e queimadas são proibidas, os terrenos têm de ser limpos. Portugal tem serras e montes, terrenos repletos de árvores. Precisamos delas. E não as queremos ver destruídas — nem às povoações que se podem aconchegar ao redor e pelo meio delas.

Por outro lado, o factor humano. O fogo pode vir de várias formas, pela mão de alguém ou por causas naturais. Mas são sempre pessoas que o combatem. Umas pelo próprio pé e como podem para proteger o que é seu, outros que se voluntariam para salvar o que é preciso salvar e outros que fazem destes combates profissão. Seja como for, são pessoas que se colocam em perigo para proteger tudo e todos de outro perigo.

Destes indivíduos, uns chegam pelo chão e outros pelo ar. Todos querem ajudar a apagar o fogo que arde e se vê — aqui o amor que canta o poeta, aquele fogo que arde sem se ver, vai também no peito, pela coragem. E que falta faz quando as chamas se levantam ameaçadoras.

Este fim de semana tem sido marcado, mais uma vez, pelos incêndios. Ontem de manhã chegava a notícia de um incêndio dividido com o país vizinho. Meios terrestres e aéreos portugueses e espanhóis começaram a combater o fogo nas margens da barragem do Alto Lindoso, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

As habituais aeronaves recolhiam água para lançar lá do alto, para que cá em baixo o fogo decidisse acalmar. Depois de uma dessas manobras — uma operação de ‘scooping’ —, um avião Canadair despenhou-se. Lá dentro seguiam dois homens, um de cada país onde as chamas lavram.

Não tardou a que se soubesse o desfecho: o piloto português, de 65 anos, não resistiu à queda; o segundo piloto, um espanhol de 39 anos, sofreu ferimentos graves e já se soube no dia de hoje que se encontra "estabilizado e fora de perigo".

Contudo, foram levantadas dúvidas acerca do socorro dado às vítimas, por parte do INEM. Ter-se-à chegado no tempo devido? Na sua edição de hoje, o Jornal de Notícias referiu que, "à falta de uma aeronave adaptada ao socorro aéreo em zonas montanhosas, falha apontada à Proteção Civil há vários anos, o héli do INEM só chegou ao local às 14:28 horas, quando a queda do avião se deu às 11:19 horas, e ainda teve de pousar a 300 metros dos operacionais que estavam num terreno que já fica do lado espanhol do Gerês".

O INEM veio já esclarecer a situação e dizer que o primeiro helicóptero mobilizado para o socorro aos pilotos do Canadair chegou ao local cerca de uma hora depois do alerta — e não três. "Recebemos às 11:25 o alerta para o acidente. Às 12:28, chegou ao local o primeiro helicóptero mobilizado para o acidente. Aterrou a 300 metros do acidente porque não foi possível aterrar mais perto. Às 12:43, a equipa do INEM, que fez o resto do percurso a pé, estava junto da vítima a prestar-lhe socorro", disse à agência Lusa fonte oficial.

No local, verificou-se que o piloto português estava "em paragem cardiorrespiratória", tendo a equipa de socorro feito manobras de suporte básico de vida "sem conseguir reverter a paragem". Quanto ao piloto espanhol, este foi encaminhado para o Hospital de Braga, onde se encontra internado.

Passam já mais de 24 horas desde o início do incêndio no Gerês. Hoje de manhã, os meios aéreos não foram acionados para ajudar no combate devido à nebulosidade que atingia a zona. Depois, o tempo ajudou e já voltaram a cruzar os céus. Os homens continuam no terreno, a fazer o que tem de ser feito.

No fim, a pergunta que fica é só uma e repete-se, a par com os alertas, a cada vez que vemos chamas a estalarem algures: até quando vão ser estas as notícias do nosso verão?

 
 
Marco Neves
 
 
 
 

Por pouco, um filme português não provocava uma tragédia numa vila portuguesa. Conto tudo. Continuar a ler

 
 
 
Alerta tubarão? Um projeto português permite registar os avistamentos - saiba que são tímidos e que precisam de ser protegidos, de nós, humanos
 
 

Atualidade

 

Têm sido avistados tubarões nas praias portuguesas, mas não há nada a temer. Um projeto de investigação, o FindRayShark, está a estudar as populações de raias e tubarões e os seus habitats em Portugal e apela a comportamentos responsáveis para com estes animais. Através de uma aplicação, qualquer um pode identificar um avistamento e ajudar a conhecer melhor espécies ameaçados ou em risco de extinção.

 
 
 
Covid-19: Portugal regista mais seis óbitos e 131 novos casos nas últimas 24 horas
 
 

Atualidade

 

Portugal registou este domingo mais seis óbitos e 131 novos casos por Covid-19, de acordo com o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

 
 
 
Direção do consumidor emite quatro alertas sobre máscaras por insuficiente retenção de partículas
 
 

Atualidade

 

Quatro modelos de máscaras com insuficiente retenção de partículas no material filtrante foram na semana passada, num só dia, motivo de alertas da Direção-geral do Consumidor (DGC) e sistema europeu de alerta rápido para produtos não alimentares (Rapex).

 
 
 
Pouca esperança de encontrar sobreviventes nos escombros do porto de Beirute
 
 

Atualidade

 

As esperanças estão a diminuir para encontrar sobreviventes no porto de Beirute, cinco dias depois das duas explosões devastadoras que atingiram a capital libanesa, anunciou hoje o exército do Líbano.

 
 
 
Japão: Nagasaki assinala 75.º aniversário do bombardeamento atómico com apelos a um mundo sem armas nucleares
 
 

Atualidade

 

Nagasaki assinalou hoje o 75.º aniversário do bombardeamento atómico da cidade japonesa com apelos às potências nucleares para abrirem o caminho para um mundo sem estas armas, cuja ameaça se está a tornar mais real.

 
 
 
Félix da Costa é campeão do mundo de Fórmula E
 
 

Desporto

 

O piloto da DS Techeetah foi o segundo classificado na corrida disputada em Berlim e garantiu o primeiro título português no Mundial de Fórmula E.

 
 
 
Fórmula 1: Verstappen surpreende em Silverstone, Hamilton iguala recorde de pódios de Schumacher
 
 

Desporto

 

O holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou hoje a nona vitória da carreira, num dia em que o segundo lugar de Lewis Hamilton (Mercedes) permitiu ao piloto inglês igualar o recorde de 155 pódios do alemão Michael Schumacher.

 
 
 
Football Leaks: 'Hacker' Rui Pinto já saiu das instalações da Judiciária
 
 

Atualidade

 

O criador da plataforma Football Leaks, Rui Pinto, já saiu das instalações da Polícia Judiciária, disse hoje fonte policial à agência Lusa.