Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 04 jun 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Portugal fora da lista "verde" do Reino Unido

 
 

Edição por Abílio dos Reis

A notícia foi avançada durante a manhã de ontem pela maioria dos jornais ingleses, mas a confirmação oficial por parte do Governo britânico só chegaria ao início da tarde: Portugal estava fora do corredor seguro de viagens, ou seja, o nosso país foi riscado da "lista verde" de Inglaterra, aquela que permite viajar sem necessidade de fazer quarentena de 10 dias e dois testes PCR (um ao segundo e outro ao oitavo dia após a chegada).

A razão mencionada pelo ministro dos transportes britânicos, o membro do executivo de Boris Johnson que está encarregado de dar a conferência de imprensa a informar sobre quem fica ou sai desta lista, teve que ver com a existência de casos em território nacional de uma "espécie de uma mutação do Nepal da chamada variante indiana" e o "aumento da incidência". Hoje, foi a vez do ministro da Habitação britânico defender esta "abordagem ultra cautelosa".

Sobre esta mutação, João Paulo Gomes, investigador do INSA, não percebe nem constata quais são os motivos do alarme inglês — é que a mutação nepalesa na variante indiana conta com poucos casos identificados em Portugal. "Uma tempestade num copo de água", nota o especialista, que frisa ainda que foram detetados apenas 12 casos e não 68 como disse o Governo britânico.

Aos olhos de Portugal, ou mais especificamente do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, esta diretriz que empurra o continente — e a Madeira e Açores — para uma situação delicada ao nível do turismo quando este aparentava sinais de retoma, não é mais do que uma "decisão cuja lógica não se alcança".

Naturalmente, a decisão é um grande arrombo nas ambições económicas do turismo, em especial do Algarve, uma vez que o mercado inglês é o mais importante na região. É que mesmo que a decisão do executivo britânico seja revertida esta só terá tomada daqui a três semanas — e não é certo que tal venha a acontecer.

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), em declarações ao SAPO24, diz que saída da lista "verde" britânica é "tremendamente injusta" e que a decisão terá impacto nas reservas. Até porque a região estava a registar "um crescimento muito expressivo nas reservas desta origem" e que a decisão do Governo inglês terá "um impacto significativo nas próximas semanas".

Euro2020: Primeiro teste das Quinas é hoje frente à Espanha

A seleção portuguesa de futebol tem o primeiro ‘teste’ de preparação para o Euro2020, ao defrontar a Espanha, em Madrid, jogo em que Fernando Santos poderá começar a esboçar a formação que se vai estrear na competição.

Os campeões europeus vão defrontar La Roja a partir das 18:30 (hora de Lisboa) e regressam a Portugal logo após o encontro no estádio Wanda Metropolitano, que contará com 15.000 adeptos nas bancadas, cerca de 22% da lotação do reduto do Atlético de Madrid.

Com a reintegração de João Moutinho nos treinos, aparentemente recuperado dos problemas musculares que o afetaram nos primeiros dias da semana, o selecionador Fernando Santos terá à sua disposição 22 dos 26 jogadores que convocou para a fase final do Euro2020, sendo João Cancelo, Rúben Dias, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes as exceções.

 
 
 
 

 
 

A Junta de Freguesia da Azambuja ameaça não contratar artistas que sejam contra as suas tradições. Resta saber se uma dessas tradições é a censura. Continuar a ler