Edição por Abílio dos Reis
Mais de 246 mil eleitores vão hoje às urnas
- Os portugueses começam hoje a deslocar-se às urnas, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram mais de 246 mil eleitores.
- As europeias e as legislativas de 2019 foram as primeiras eleições com voto antecipado, mas nas presidenciais deste ano alargou-se a votação das capitais do distrito para as sedes dos concelhos com o objetivo de evitar grandes concentrações de pessoas devido à epidemia de covid-19 no país.
- Por isso, por esta altura, não será novidade que tempos excecionais pedem medidas excecionais. O voto em pandemia terá regras apertadas e novas modalidades. Pelo que nunca é demais recordar o guia para o voto antecipado, em isolamento e em segurança que preparamos para si.
- A administração eleitoral garante condições sanitárias e de higiene aos eleitores para votar, tanto hoje como em 24 de janeiro, colocando álcool gel nos locais de votação. No entanto, para exercer o seu direito cívico é obrigatório os eleitores usarem máscara e desinfetar as mãos antes e depois de votar, sendo aconselhado que cada leve a sua esferográfica ou caneta.
- Quem já exerceu o seu direito de voto foi o presidente da Iniciativa Liberal e deputado único do partido no parlamento, João Cotrim de Figueiredo, que votou hoje de manhã antecipadamente para as presidenciais — e não perdeu a oportunidade para criticar que ainda não haja outras modalidades de voto, como, por exemplo, o eletrónico.
Segunda dose da vacina começa a ser administrada este domingo em Portugal
- Em Portugal, os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar a receber hoje a segunda dose do fármaco da BioNTech/Pfizer.
- Segundo uma nota do Ministério da Saúde, começam a ser administradas as segundas doses das vacinas contra a covid-19 aos quase 30 mil profissionais de saúde de contextos prioritários de hospitais e cuidados de saúde primários.
- 106 mil pessoas já foram vacinadas em Portugal continental, incluindo também utentes e funcionários de lares de idosos. A primeira fase do plano, até final de março, abrange também profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos.
O jogo que o gelo adiou
- Vitória de Guimarães e Farense, cujo encontro foi adiado no sábado devido a algum gelo no relvado do estádio D. Afonso Henriques, vão disputar o respetivo jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol, um embate em que os vimaranenses vão tentar capitalizar a derrota do vizinho Sporting de Braga para se aproximarem do quarto posto.
- Os ‘arsenalistas’ perderam 2-1 em casa do Paços de Ferreira, que reforçou o quinto posto e ficou a apenas dois pontos dos bracarenses, e agora o Vitória tem a oportunidade de reduzir de sete para quatro pontos a sua desvantagem para o Sporting de Braga, enquanto o Farense tentará somar pontos para fugir da zona perigosa da tabela.
- Além do jogo em Guimarães, a ronda conta mais três jogos, com o Nacional a receber o Moreirense, o Santa Clara o Famalicão e o Gil Vicente o Marítimo.
Um regresso que pode significar detenção
- O oposicionista russo Alexei Navalny, que finalizou a convalescença na Alemanha em virtude de ter sido envenenado, é hoje esperado em Moscovo, apesar de estar ameaçado com pena de prisão.
- Navalny foi vítima de um envenenamento com composto neurotóxico do tipo Novichok, na Sibéria no passado mês de agosto, tendo sido depois transferido para um hospital de Berlim.
- A 14 deste mês, o jornal oficial russo Rossiskaya Gazeta noticiou que o opositor ao Presidente Vladimir Putin pode ser preso quando regressar ao país, por ter sido emitido um mandado de busca e captura pelas autoridades de Moscovo.