Vacinação de crianças: uma discussão longe de terminada
Por Inês F. Alves
A Direção-Geral da Saúde registou no início desta semana 614 surtos ativos de covid-19 nas escolas, mais 40 do que na semana passada. O número ainda está longe do máximo de fevereiro deste ano, quando chegaram a ser registados 921 surtos nas escolas. No entanto, com o Natal e o Ano Novo ao virar da esquina, são inegáveis os receios sobre o impacto das festas de fim de ano no evoluir da pandemia em Portugal. Onde estaremos em fevereiro de 2022 é, à data de hoje, uma enorme incerteza.
Estes números acompanham uma outra discussão, sobre a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos. O PSD apresentou um requerimento na Assembleia da República, dirigido à ministra da Saúde, Marta Temido, a pedir a divulgação dos pareceres e recomendações sobre a vacinação contra a covid-19 de menores de 12 anos. Horas antes, em comunicado, a IL também já havia exigido o mesmo.
Numa tentativa de serenar os pais, o primeiro-ministro foi a um programa de entretenimento da SIC para dizer que se tivesse filhos menores os vacinava: "Pessoalmente, de toda a informação que tenho, se tivesse filhos pequenos, não tinha dúvidas de que os vacinaria, mas cada pai é que tem de tomar a decisão", disse.
O calendário de vacinação dos mais novos deverá ser conhecido amanhã e será progressivo, começando pelas crianças de 11 anos. A vacina utilizada vai ser a da Pfizer, que tem parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos, e a prioridade é para crianças com doenças consideradas de risco, ou seja, que podem desenvolver covid-19 grave.
Depois de várias semanas de antecipação — e discussão acesa — sobre a decisão que a DGS iria tomar sobre esta matéria, a autoridade de saúde acabou por recomendar a vacinação desta faixa etária na passada terça-feira. Mas, antes mesmo de ser conhecida a decisão final, já se sabia que as primeiras 300 mil vacinas anticovid-19 para crianças dos 5 aos 11 anos iam chegar a Portugal em 13 de dezembro.
A vacinação nesta faixa etária nunca chegou a ser consensual, dividindo as opiniões médicas e científicas, com alguns profissionais, entre os quais o presidente do Colégio da Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos, que considera que “ainda não há evidência (prova) que justifique”.
No total, há cerca de 600 mil crianças a vacinar em Portugal nestas faixas etárias, não estando ainda determinado pela DGS o intervalo entre a primeira e a segunda dose.
Lá fora, a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos arranca em Espanha a 15 de dezembro e nos Países Baixos começa-se a vacinar esta faixa etária cinco dias depois, nomeadamente os menores com com problemas de saúde, como asma grave ou doenças pulmonares crónicas.
Dia Internacional contra a Corrupção: Assinala-se hoje o Dia Internacional contra a Corrupção com uma série de atividades de organismos públicos, em Lisboa e nas Caldas da Rainha. A efeméride, instituída em 2003 para celebrar a assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, é assinalada este ano dias depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter promulgado o diploma do Governo que estabelece o regime geral de prevenção da corrupção e cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção.
O "mini" plenário: A Comissão Permanente da Assembleia da República, órgão com menos deputados que o plenário e poderes limitados, reúne-se hoje pela primeira vez desde que o Presidente da República dissolveu formalmente o parlamento. Na agenda dos trabalhos da reunião encontra-se o debate preparatório do Conselho Europeu, com o primeiro-ministro, e um debate político, com a ministra da Saúde, Marta Temido, requerido pelo PSD. Antes, será lida a mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o veto do decreto da Assembleia da República sobre a morte assistida.
Arranca a 7.ª edição da Comic Con Portugal: Tem lugar entre hoje e domingo, no Parque das Nações, em Lisboa, com limitação de lugares e teste obrigatório à covid-19 para acesso aos espaços físicos. No evento estarão atores internacionais, como Noah Schnapp, da série da Netflix “Stranger Things”, e Misha Collins, de “Sobrenatural”, bem como, entre outros, elementos do elenco da série portuguesa “Glória”, realizada por Tiago Guedes. Na área da Banda Desenhada, os visitantes vão poder encontrar autores como Miguelanxo Prado, Paco Roca, Filipe Melo, Juan Cávia ou Joe Abercrombie, entre outros.
Sporting de Braga na Liga Europa: Os bracarenses procuram hoje apurar-se já para os oitavos de final, na receção ao Estrela Vermelha, na sexta e última jornada do Grupo F. O Sporting de Braga ocupa o segundo lugar do agrupamento, com nove pontos. O conjunto comandado por Carlos Carvalhal está obrigado a vencer o Estrela Vermelha para ‘carimbar’ o primeiro posto do grupo e o consequente apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, fase em que já esteve em quatro ocasiões. Já se empatar ou perder com os sérvios, o Braga só garantirá o segundo posto se o Midtjylland não vencer na visita aos búlgaros do Ludogorets, que são últimos do grupo, com apenas um ponto, sendo que, em caso de igualdade pontual, os ‘arsenalistas’ terão vantagem sobre os nórdicos na diferença de golos no confronto direto, tendo em conta que venceram por 3-1 em casa. Recorde-se que ao contrário do primeiro lugar, a segunda posição dos grupos da Liga Europa não dá qualificação direta para os ‘oitavos’, mas sim para os 16 avos de final, nos quais os ‘vices’ da competição vão jogar um ‘play-off’ com os terceiros classificados da Liga dos Campeões, para definir quem segue em frente na segunda prova mais importante do ‘velho continente’. Já o terceiro posto do grupo obrigaria o Sporting de Braga a ser relegado para a Liga Conferência Europa, também aí enfrentando um ‘play-off’ para os 16 avos de final, com um segundo classificado da mais recente competição europeia de clubes.
Efacec volta a parar: Os trabalhadores da Efacec vão hoje parar durante duas horas, entre as 14:00 e as 16:00, para exigir ao Governo a compra de matérias-primas e a demissão da administração e contestar a reprivatização da empresa. Para o dia 16 de dezembro está prevista uma nova greve de duas horas, também entre as 14:00 e as 16:00. Os protestos surgem na sequência de paragens forçadas de vários setores da empresa denunciadas pelo sindicato, segundo o qual a Efacec tem visto a capacidade de produção comprometida devido à falta de liquidez para adquirir matérias-primas e pagar a fornecedores.
A cimeira de Biden: Líderes e organizações de mais de 100 países e territórios, incluindo Portugal, participam a partir de hoje na Cimeira para a Democracia, promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden. O objetivo é trazer os Estados Unidos de regresso aos palcos mundiais para liderar um grupo de democracias empenhadas em fazer frente às ambições expansionistas dos países autocráticos, em particular a China. Todos os membros da União Europeia irão participar na cimeira virtual, exceto a Hungria, que não foi convidada. Sem surpresas, os principais rivais de Washington, em particular a China, Rússia ou o Irão, não figuram na lista de participantes. Turquia (aliado dos Estados Unidos na NATO), Cuba, Guatemala, Venezuela e os parceiros árabes tradicionais dos norte-americanos (Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Qatar ou os Emirados Árabes Unidos) constam igualmente na lista de países que ficaram de fora.
Atualidade
O especialista em medicina legal José Eduardo Pinto da Costa morreu hoje, aos 87 anos, confirmou o Futebol Clube do Porto.