Uma semana em que se levou música ao Parlamento e o direito à privacidade nas relações amorosas no trabalho
Edição por Ana Maria Pimentel
A semana abriu com o grito de Rushan Abbas ao SAPO24, a ativista Uyghur tem feito da luta pelo seu povo que sofre um "genocídio" às mãos da China a sua luta. Raptos de familiares, ameaças de morte, ataques e sofrimento fazem parte do seu dia, mas diz ao SAPO24 que supera tudo por causa do amor. E deixou um alerta ao ocidente: ou age contra a China ou a China continuará a agir contra si.
De Xinjiang para Portugal, andámos à procura das igrejas Jubilares e fomos perceber como se obtém a indulgência sem ir a Roma.
Abrimos ainda a Bíblia em busca de sexualidade e erotismo, em narrativas muitas vezes consideradas escandalosas. Victor Correia deixou a doutrina de lado e faz uma interpretação crua do livro sagrado.
Conversámos também com Carlos Guimarães Pinto para perceber a proposta do Iniciativa Liberal (IL) contra o pagamento de uma compensação pelas fotocópias das partituras originais aos autores e compositores. A lei de base já existia e não estava a ser cumprida, contrariando as normas da União Europeia. Uma proposta “impossível de suportar”, que põe em causa a sobrevivência de bandas e grupos de música. A maioria dos deputados concordou e o parlamento aprovou a medida com vista a facilitar a utilização de partituras por parte das bandas filarmónicas.
De ouvidos abertos deixámos as bandas filarmónicas para ouvir Coldplay com os Vocal Emotion, que ao longo deste mês levam as emoções e a música de Coldplay aos coliseus do país e a possibilidade de se viver o sonho da vida que se podia ter tido. O SAPO24 esteve no ensaio e ficou impressionado com o coro de surdos que canta em língua gestual de portuguesa e que transmite ritmo e música com as mãos.
As percepções têm estado na ordem do dia na política portuguesa, e esta semana o podcast Palavrões da Ciência, desmistifica algumas em relação à economia e habitação. Vera Gouveia Barros explica que "se acabássemos com o turismo o preço das casas não diminuía", e que a especulação pode não ser bem o que achamos.
A fechar a semana não podíamos ignorar o Dia dos Namorados e não nos saía da cabeça o pedido de demissão do CEO da Galp. Será que já não nos podemos apaixonar no local de trabalho? Temos mesmo de comunicar à empresa? Onde começam e acabam os limites da vida privada de um trabalhador? O SAPO24 falou com especialistas para perceber os códigos de conduta das relações em contexto de trabalho, que questionaram "quem é o empregador para ter de saber se está a namorar com A ou com B"?
O que saiu do AI Action Summit? Paris viu a Europa acordar para a corrida da IA. O AI Action Summit reuniu em Paris líderes mundiais e gigantes da tecnologia para discutir o futuro da inteligência artificial. Regulamentação, inovação e tensões geopolíticas dominaram a agenda.
Nunca encontra a lei que procura? Lia chegou para ajudar a consultar o Diário da República. A consulta de toda a legislação em vigor está mais fácil. A partir de agora, é possível fazer perguntas concretas, sobre qualquer tema, e ter uma resposta rápida gerada pela Lia, o novo chatbot do Diário da República, que pesquisa as leis e as apresenta "numa linguagem simples, acessível, não técnica".
Neste episódio convidamos Vera Gouveia Barros para conversar connosco sobre economia, turismo e habitação.