Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 23 mar 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

As regras de uma Páscoa confinada

 
 

Por Inês F. Alves

  • Portugal continua "no verde" no semáforo do desconfinamento, que é como quem diz em linha para cumprir o plano de abertura desenhado pelo Governo. No entanto, da reunião desta terça-feira no Infarmed há alguns dados a ter em atenção: se é verdade que os casos por 100 mil habitantes (considerando a incidência a 14 dias) estão a cair, o R (índice de transmissibilidade, ou seja, quantas pessoas infeta uma pessoa) está a aumentar, ainda que continue abaixo de 1, que é a linha vermelha a considerar. A incidência do vírus agora é maior na população ativa e não na faixa 80+ e, é um facto, as pessoas estão a relaxar nas medidas de contenção do SARS-CoV-2 (duplicando a percentagem daqueles que reconheceram ter estado com grupos de 10 ou mais pessoas fora do agregado familiar recentemente).
  • Isto remete-nos para o rigor pascal que Marcelo pediu, por forma a garantir que não somos obrigados a travar o desconfinamento abruptamente. Considerando que falta semana e meia para as festividades, vale a pena recordar o que pode ou não fazer nesta Páscoa.
  • No que diz respeito à vacinação, André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde, disse na reunião do Infarmed entre especialistas e políticos que se Portugal regressasse a “um cenário de grande incidência de casos, como tivemos em janeiro e que se repercutiu nas hospitalizações em fevereiro, só a população de 40 a 60 anos é suficiente para ultrapassar o indicador (a tal  linha vermelha) de 245 camas em unidades de cuidados intensivos (UCI). Esta mensagem quer dizer que, para estarmos completamente seguros, a faixa etária a vacinar terá de ir até estas idades". O avanço da campanha de vacinação é fundamental para fazer face ao vírus, pelo que é impossível escapar à temática. As notícias mais recentes sobre isto são:

Mas nem tudo na atualidade é coronavírus, pelo que ficam quatro sugestões para aliviar a saturação temática:

  • A semana na NBA foi animada, com muitas novidades, lesões e trocas que podem estar na eminência de acontecer. Uma mão cheia de boas razões para ouvir o podcast do Bola ao Ar
  • Vamos pensar a dez anos? Desta vez foi Chitra Stern a aceitar o desafio 20/30. Uma entrevista para ler (e ver) aqui.
  • Já ouviu o podcast A Ponte? 20 anos depois regressámos à tragédia de Entre-os-rios. 59 pessoas perderam a vida quando o pilar 4 da centenária Hintze Ribeiro cedeu, arrastando consigo parte do tabuleiro. Apenas 23 corpos foram encontrados. Nesta série em áudio, entre testemunhos de operacionais, autarcas e jornalistas, reconstituímos as razões por trás do acidente, os dias de sofrimento na margem do rio e as sequelas que perduram neste concelho no topo do distrito de Aveiro. O terceiro episódio já está disponível.
 
 
 
 

 
 

Tantos queridos e preciosos amigos, companheiros em tantas jornadas felizes e amparo em ocasiões difíceis. Como podemos honrar e lembrar aqueles que, precocemente, muitas vezes sem ter havido momento para a despedida, perdemos para a Covid? Continuar a ler