Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 23 abr 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Provavelmente não será o primeiro dia das nossas novas vidas

 
 

A Europa e, em certa medida, o mundo estarão com os olhos postos na reunião do Conselho Europeu para debater o roteiro de recuperação económica da Europa.

 
 

Em destaque

 
 

Susana Peralta: “O mundo está muito polarizado entre vidas confortáveis e desgraçadas”

A economista Susana Peralta considerou, em entrevista à Lusa, que a crise da pandemia de covid-19 “mostra sobretudo que o mundo está muito polarizado entre quem tem uma vida confortável e quem tem uma vida desgraçada”.

Do sonho à "pancada brutal". Como a pandemia esvaziou os hotéis 

Num dia, dois grupos hoteleiros e um hotel recebem um prémio de excelência de turismo. No dia seguinte, é decretado o estado de emergência em Portugal. O sentimento de 24 horas antagónicas é o pretexto para uma viagem do céu ao inferno de um setor que teve em 2019 um ano histórico e que começa 2020 com uma "pancada brutal".

 
 

Empresas e Emprego

 
 

1. Apoios às empresas que aderiram ao ‘lay-off’ começam a ser pagos sexta-feira

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os apoios para as empresas que pediram até à primeira semana de abril para aderir ao ‘lay-off’ simplificado vão começar a ser pagos na sexta-feira, enquanto os restantes no início de maio.​​​​​​​

 2. CGD com 30 mil pedidos para moratórias de crédito

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos disse, no parlamento, que o banco tem cerca de 30 mil pedidos de moratórias de créditos, no âmbito da lei do Governo, no montante de 2,4 mil milhões de euros.

3. CGD está disponível para prolongar moratórias de crédito

O presidente executivo da CGD disse que o banco está disponível para prolongar as moratórias de crédito à habitação, além dos seis meses, e previu que as imparidades vão aumentar em "milhares de milhões de euros".

 4. AHRESP diz que reabertura da restauração e alojamento dependente de apoios

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) alertou que a reabertura dos estabelecimentos associados a este setor está dependente de novos apoios, bem como da definição de regras de saúde, higiene e segurança.

5. Setor quer linhas de crédito no Turismo de Portugal

Os agentes do setor turístico têm apelado à Confederação do Turismo de Portugal (CTP) para que seja o Turismo de Portugal (TP) a gerir as linhas de crédito para o setor, adiantou o presidente do organismo empresarial, Francisco Calheiros.

6. Mais de 80 marcas portuguesas juntam-se em associação para "salvar" retalho e restauração

Mais de 80 marcas portuguesas juntaram-se para formar uma nova associação para "salvar as empresas de retalho e restaurantes através da flexibilização das rendas pagas aos proprietários, IVA em prestações e prorrogação do 'lay off'".