Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
De acordo com a Agência Lusa, a substituição deverá ocorrer após a conclusão do processo do Orçamento do Estado para 2026, altura em que Mariana Mortágua deixará formalmente o cargo de deputada.
A decisão foi tornada pública em Coimbra, no final de uma reunião da Moção A, corrente interna do BE que até agora era liderada por Mortágua e que aprovou José Manuel Pureza como candidato à coordenação do partido.
“Iremos utilizar a rotatividade em função do que a lei permite”, afirmou Miguel Cardina, porta-voz da Moção A, acrescentando que Fabian Figueiredo será o primeiro a assumir o mandato, seguido por Andreia Galvão.
A reunião serviu também para aprovar as listas aos principais órgãos internos do partido: a Mesa Nacional, a Comissão Política e a Comissão de Direitos. Segundo a Lusa, as listas da Moção A foram aprovadas com larga maioria — 93% para a Mesa Nacional, 92% para a Comissão Política e 96% para a Comissão de Direitos.
Miguel Cardina destacou a escolha de José Manuel Pureza, ex-deputado e antigo vice-presidente da Assembleia da República, como um nome “com experiência política e profundo reconhecimento interno e externo”, sublinhando que a lista apresentada representa “uma renovação geracional, com uma média de idades de 38 anos e 40% de estreantes na Mesa Nacional”.
A 14.ª Convenção Nacional do Bloco de Esquerda está marcada para 29 e 30 de novembro, em Lisboa, e contará com a apresentação de cinco moções — incluindo a Moção A, que reúne cerca de 600 subscritores e continua a ser o texto com maior apoio dentro do partido.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários