O francês Richard Plaud passou 4.200 horas a construir o seu modelo da Torre Eiffel com mais de 706 mil fósforos e 23kg de cola. Mas esta semana esteve numa "montanha-russa emocional", por ver que afinal o Guinness podia não considerar a construção como a mais alta naquele estilo, conta o The Guardian.

Plaud começou por usar fósforos comerciais, cortando a cabeça de cada um. Mas o processo era demorado, pelo que contactou o fabricante e perguntou se poderia comprar apenas as varas de madeira sem cabeça, explica o jornal britânico. Com isto o Guinness recuou.

"Durante oito anos, sempre pensei que estava a construir a mais alta estrutura de palitos de fósforo", disse. Depois, o Guinness World Records disse que a estrutura de 7,2 metros não se qualificava porque tinha usado fósforos que não estavam disponíveis comercialmente.

Mas tudo mudou e o recorde afinal é de Richard Plaud. "Estamos muito entusiasmados por poder aprová-lo... Estamos felizes por poder admitir que fomos um pouco duros", disse Mark Mckinley, diretor do Guinness World Records. "A tentativa de Richard é realmente incrível".