Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
A proposta socialista foi aprovada em plenário com os votos favoráveis de todas as bancadas, exceto PSD, CDS e IL, que votaram contra.
A iniciativa do Governo, que previa indexar as propinas à inflação, foi igualmente avocada ao plenário, mas acabou chumbada. Apesar dos apelos do ministro dos Assuntos Parlamentares no debate que antecedeu a votação, a proposta acabou rejeitada com os votos contra de Chega, PS, Livre, PCP, BE, PAN e JPP, tendo apenas tido o apoio das bancadas do PSD, CDS e Iniciativa Liberal.
A proposta socialista aprovada estabelece que o valor das propinas “não pode ser superior ao valor fixado para o mesmo ciclo de estudos no ano letivo de 2025/2026”, mantendo-se assim congelado.
O Governo pretendia descongelar as propinas já no próximo ano, propondo elevar o valor máximo para 710 euros nas licenciaturas — uma intenção agora travada pelo novo voto parlamentar.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários