1 de setembro: o regresso às aulas está já aí
Edição por Alexandra Antunes
Uma nova oportunidade. A segunda fase dos exames nacionais começa hoje e vai até terça-feira, com cerca de 46 mil alunos inscritos. Na primeira fase, as médias desceram na maioria das disciplinas em comparação com o ano anterior.
Para os estudantes do 11.º ano, a oportunidade de melhoria de notas começa com as provas de Físico-Química A, Literatura Portuguesa, Economia A e Latim A e continua na quinta-feira com as disciplinas de História da Cultura e das Artes e Geografia A.
Este ano, as provas finais do secundário servem apenas para melhoria da classificação interna ou ingresso no ensino superior, mas, apesar dos piores resultados, o concurso nacional de acesso registou um recorde de candidatos: 63.878 na primeira fase, o maior número desde 1996.
Os estudantes que agora repetirem os exames só vão poder utilizar essa nota na candidatura à segunda fase do concurso nacional de acesso, que decorre entre 27 de setembro e 8 de outubro.
Já no que diz respeito às aulas, que em algumas escolas têm já início neste 1.º de setembro (curiosidade literária: há 30 anos, Harry Potter foi para Hogwarts pela primeira vez), começam já a ser adiantadas algumas regras devido à pandemia.
Assim, segundo a DGS, as orientações sobre isolamento profilático de contactos de baixo risco vão ser mais flexíveis no próximo ano letivo, dependendo das situações, mas vai ser mantida a utilização de máscara e o rastreio inicial.
De recordar também que uma parte significativa dos alunos já estará vacinada contra a covid-19, depois de a DGS ter recomendado a vacinação das crianças e jovens a partir dos 12 anos.
Contudo, as novas orientações não fazem qualquer distinção para estes casos. Desta forma, com cerca de 75% dos jovens entre os 12 e os 17 anos atualmente já vacinados com a primeira dose, todos cumprirão as mesmas regras de isolamento, utilização de máscara ou testagem.
Não se perca nos Jogos Paralímpicos
Mais um diploma. O ciclista Luís Costa terminou hoje na sexta posição a prova em linha da classe S5, dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, disputada no Autódromo Internacional de Fuji, com o tempo de 2:25.06 horas. Este é o 12.º diploma português.
Um quarto lugar nos primeiros Jogos. O atleta André Ramos considerou hoje "muito bom" o quarto lugar conseguido no torneio individual de boccia BC1 e já pensa na competição de equipas.
Conhecer os atletas. Para saber mais sobre alguns dos atletas em Tóquio, o SAPO24 preparou questionários, que pode ler para descobrir algumas curiosidades.
Acompanhar os Jogos. Para que não se perca nas provas, o SAPO24 apresenta o calendário das madrugadas que voltam a ser o palco dos sonhos e da superação.